FOTO: Natanael Maricaua/FVS-RCPManter o monitoramento de desempenho das equipes de Vigilância Epidemiológica Hospitalar é o tema da segunda edição das capacitações mensais, realizada nesta quinta-feira (17/03), produzido pela Coordenação Estadual dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM).
Há 8 minutos
Por Agência Amazonas
Capacitação contou com a participação dos profissionais dos núcleos da capital e do interior do estado
O evento visa fortalecer as equipes do Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar no estado do Amazonas. Nesta quinta, foram abordados: a importância da busca ativa laboratorial, quadro de paralisia flácida aguda, que é um dos sintomas da poliomielite e indicadores de desempenho de qualidade dos núcleos que compõem a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh).
A capacitação conta com a participação dos profissionais dos núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da capital e, por videoconferência, de municípios do interior do estado.
“É fundamental que os núcleos de vigilância hospitalar estejam sensíveis diante do perfil epidemiológico dos agravos para detectar oportunamente possíveis mudanças. O fortalecimento desses núcleos é uma estratégia que impacta diretamente no monitoramento dos pacientes internados e na promoção à saúde da população”, afirma Tatyana.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a realização das capacitações é fundamental para fortalecer os profissionais de saúde que atuam nos núcleos de vigilância hospitalar, capital e interior, promovendo atualização das equipes sobre as doenças monitoradas.
Apoiadora do Renaveh no Amazonas, pelo Ministério da Saúde, Fabiana Bianchet, acrescenta que os núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar estão em expansão na rede estadual com a inclusão de novas unidades, inclusive da rede privada de saúde.
A coordenadora estadual do Renaveh, Andréia Santos, destaca que um dos assuntos abordados, para atualização das equipes de saúde, está relacionado às doenças de notificação compulsória. “Nessa capacitação, falamos, por exemplo, a importância da notificação de casos suspeitos de Paralisia Flácida Aguda por conta de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya”, enfatiza Andréia.
Renaveh
A Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh) foi instituída pelo Ministério da Saúde, em julho de 2021, com o objetivo de fortalecer o monitoramento e o preparo para a vigilância de potenciais emergências em saúde pública no âmbito hospitalar. No Amazonas, são 79 núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar.
“Nosso objetivo é que todas as unidades hospitalares, como Unidades de Pronto Atendimento e Serviços de Pronto Atendimento, tenham seu núcleo implantado e funcionando”, conclui Fabiana.
Referência
A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.