Há 29 minutos
Por Agência Amazonas
Entre crimes estão roubo, receptação, lesão corporal, injúria, dano, uso de entorpecentes, corrupção de menores, ameaça e associação criminosa
FOTO: Divulgação/PC-AMA Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 64ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Tapauá (a 449 quilômetros da capital), com o apoio de Guarda Civil Municipal (GCM), deflagrou, do dia 12 ao dia 18 de março deste ano, ação policial que resultou na apreensão de um adolescente e nas prisões em flagrante de oito homens pelos crimes de roubo, receptação, lesão corporal, injúria, dano, uso de entorpecentes, corrupção de menores, ameaça e associação criminosa. As prisões ocorreram em bairros distintos do município.
Os infratores foram identificados como Adelmo Alves de Lima, conhecido como “Nego”, 52; Davison Silva de Oliveira, conhecido como “Neguinho”, de idade não identificada; Flávio Lima da Silva, conhecido como “Suruim”, 24; Josiel Vieira Viana, 19; Jouzimar Rodrigues Magalhães, conhecido como “Gilmar”, de idade não identificada; Moabe Martins de Lima, 29; Raimundo Monteira da Silva, conhecido como “Dico”, 45; Vanei de Souza Correia, conhecido como “Boca”, 26. Ainda durante a ação, foi apreendido um adolescente de 17 anos.
Segundo o investigador de polícia Alan de Andrade, gestor da 64ª DIP, a primeira prisão foi a de Vanei, no dia 12, por volta das 11h, pelo furto de um aparelho de celular. Ele informou que o objeto furtado estaria na residência de Moabe, que foi preso pelas equipes durante diligências na madrugada do dia 13, às 0h30.
“Na casa de Moabe foram encontrados um tablet de cor preta da marca Samsung, cinco celulares, duas caixas de som da marca JBL, um cordão de prata e um tênis da marca Nike, oriundos de furtos praticados por Vanei”, relatou o gestor.
De acordo com o investigador, nos dias 12, 13 e 14, em continuidade às diligências, as equipes prenderam Flávio, Jouzimar e Raimundo, pelo crime de receptação de objetos subtraídos também por Vanei.
“Flávio estava em posse de um celular da marca Samsung, modelo M32; Jouzimar, de uma serra para cortar mármore, conhecida como Makita; e Raimundo, de um relógio. Todos os objetos são oriundos de furtos praticados por Vanei. Os infratores foram presos na rua 5, bairro Açaí”, disse Andrade.
Ainda conforme o gestor, no dia 14, foi efetuada a prisão de Adelmo, pelo crime de lesão corporal e ameaça cometida contra sua ex-companheira. No dia 16, as equipes receberam uma denúncia, por meio da qual o agente de portaria de uma instituição de ensino do município informava que três indivíduos estariam proferindo ameaças contra ele.
“A vítima relatou que estava recebendo ameaças de morte, pois teria confiscado o boné de um aluno. Durante as investigações, o trio foi identificado como Davison, Josiel e um adolescente de 17 anos. Em diligências, apreendemos o adolescente por uso de entorpecentes, e efetuamos a prisão de Davison e Josiel por ameaça, injúria, dano, associação criminosa e corrupção de menores”, noticiou o investigador.
Segundo a autoridade policial, a ação se encerrou com a incineração de aproximadamente 6 quilos de maconha, apreendidos pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
Procedimentos
Adelmo responderá por lesão corporal e ameaça no âmbito da violência doméstica; Davison e Josiel responderão por ameaça, injúria, dano, associação criminosa e corrupção de menores; Vanei responderá por furto; Flávio, Jouzimar, Moabe e Raimundo responderão por receptação.
Na delegacia, foi arbitrada fiança no valor de R$ 2 mil e 5 mil, e, após o pagamento ter sido efetuado, responderão ao processo em liberdade; Jouzimar foi ouvido e liberado posteriormente.
O adolescente responderá por ato infracional análogo ao uso de entorpecentes.