FOTO: Grego Kellaris/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaNo palco do Teatro Amazonas, parte do elenco do “O Encanto de Natal” começa a assumir os personagens do espetáculo musical que será levado ao público a partir deste domingo (11/12). Ao todo, serão 16 espetáculos até o dia 23 de dezembro. A entrada é gratuita, mediante agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), que estará disponível nesta quarta-feira (07/12) para as récitas do dia 11 a 18 de dezembro.
Por Agência Amazonas
Os agendamentos do musical iniciam nesta quarta-feira (07/12), no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br). A estreia é neste domingo (11/12)
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, enaltece a participação dos corpos artísticos do estado no espetáculo natalino. “Temos o Coral do Amazonas, Amazonas Filarmônica, Balé Folclórico, Corpo de Dança do Amazonas, Liceu de Artes e Ofício Cláudio Santoro, além dos profissionais da Central Técnica de Produção na montagem do cenário, são muitas mãos dedicadas e um espetáculo que é tradição no nosso estado. Tenho certeza que as pessoas vão se surpreender, porque o espetáculo será lindo e emocionante”, destaca o secretário.
Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Fundo de Promoção Social (FPS), o espetáculo de música, teatro e dança é uma das atrações mais aguardadas da edição do “O Mundo Encantado do Natal”, tema da programação do Natal de 2022. Mais de 150 profissionais estão envolvidos na produção.
Nesta reta final, após um mês de preparação do elenco, o ritmo dos ensaios se tornou mais intenso para a estreia. São oito horas por dia, no palco do Teatro Amazonas, com um elenco dividido em dois grupos.
O espetáculo
A montagem do dramaturgo Roger Barbosa, com direção artística de Ana Claudia Motta e dos assistentes de direção Michel Guerreiro e Douglas Rodrigues, “O Encanto de Natal” narra a história de Samuel, um personagem que cresce desencantado com o Natal. “No decorrer do espetáculo com uma ajudinha de seres fantásticos, os duendes e do próprio Papai Noel ele (Samuel) recupera esse encanto, que ele perdeu. Um Natal que representa o amor, a comunhão que a gente vai retratar neste espetáculo”, disse Ana Claudia Motta.
“Pressão, agonia e muitas vezes felicidade por estar representando um papel tão importante. Estou muito feliz com o trabalho que estamos desenvolvendo. É bem mágico, assim como o Natal”, revela Gabriel.
Para vivenciar o Samuel na vida adulta, um dos atores é Gabriel Freitas, 21, que iniciou a carreira artística no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Pisar no palco do Teatro Amazonas, para ele, é uma mistura de sentimento.
Os agendamentos iniciam nesta quarta-feira (07/12), às 15h, e serão destinados às primeiras récitas. No decorrer da semana, outras vagas estarão disponíveis também no Portal da Cultura. “Abriu o agendamento, vai lá e agenda toda a família. Tenho certeza que todos terão pelo menos uma hora e pouco de momentos de poesia, para refletir, sorrir e todos os sentimentos bons que representam o Natal”, finaliza a diretora artística, Ana Claudia Motta.
Um dos atores que interpreta o Samuel na infância é Rhuan Gabriel, 11, que apesar da pouca idade, já consegue refletir sobre o verdadeiro sentido do Natal e a família. “Muitas pessoas já passaram por isso com os pais. A relação entre eles não era muito boa, então esse espetáculo é para alegrar essas pessoas”, adianta Rhuan.
FOTOS: Grego Kellaris/Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaSinopse
O Encanto do Natal é um espetáculo repleto de magia e emoções onde Samuel, uma criança que se torna um adulto frustrado, precisa recuperar o sentido das comemorações natalinas para reencontrar a sua felicidade, mas para isso precisa resgatar a criança que existe dentro dele. Em sua jornada recebe a ajuda de Dundo e Zig, dois duendes atrapalhados que o transporta à fábrica do Papai Noel, onde a magia acontece. Tudo seria fácil se não fossem Nino e Feaus, duas criaturas que querem acabar com o Natal. O resultado desse encontro é uma aventura onde todos serão transformados.