Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Ensino Mediado: professor enaltece ferramenta para educação no Amazonas
Governo do Amazonas

Ensino Mediado: professor enaltece ferramenta para educação no Amazonas

28 de janeiro de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar


Há 26 minutos
Por Agência Amazonas

Implantado em julho de 2007, o ensino médio Presencial com Mediação Tecnológica vem sendo ampliado anualmente

A ferramenta é utilizada pelo Governo do Amazonas para encurtar distâncias e levar educação aos lugares longínquos do maior estado brasileiro. FOTOS: Douglas Henrique/SEDUC-AMNatural de Carauari, distante 788 quilômetros de Manaus, o educador Valdenir Rezende Bezerra atravessa o rio Juruá para lecionar em um dos anexos da comunidade São Raimundo, por meio do ensino presencial Mediado por Tecnologia. A ferramenta é utilizada pelo Governo do Amazonas para encurtar distâncias e levar educação aos lugares longínquos do maior estado brasileiro.

“Sempre passamos por muitas dificuldades, com muito esforço consegui me formar no ensino médio, e decidi que gostaria de dar esse retorno ao lugar onde passei a maior parte da minha trajetória”, conta Valdenir, que atua na escola Municipal Manoel Silva Cunha, um dos polos da Secretaria de Estado de educação e Desporto em que o ensino presencial Mediado por Tecnologia é aplicado.

Para não paralisar os estudos, o docente precisou mudar de cidade, voltando a Carauari somente em 2009, após a implantação da ferramenta no município. Durante este período, Valdenir enfrentou adversidades e, hoje, após ser aprovado no concurso da Secretaria de educação, leciona para 18 alunos. O professor explica que eles o impulsionam a não desistir de seus objetivos.

“Eu era o filho que ajudava na roça, e tem uma cena que ficou na minha memória: uma vez, quis deixar de estudar para ajudar o meu pai, então ele me abraçou e disse para eu ir, pois tinha certeza conseguiria realizar o meu sonho. Isso me deu força diariamente, e se tornou um exemplo, pois trato os meus alunos com a compreensão da realidade de cada um, sabendo que a maioria deles trabalha arduamente e, mesmo assim, permanecem determinados a concluir o ensino médio”, assegura Bezerra.

educador Valdenir Rezende Bezerra atravessa o rio Juruá para lecionar em um dos anexos da comunidade São Raimundo. FOTOS: Douglas Henrique/SEDUC-AMEnsino Mediado 

Pioneiro no país, o ensino presencial Mediado por Tecnologia foi implantado em julho de 2007, e a cada ano vem sendo ampliado para atender as demandas das comunidades rurais do estado. A trajetória de Valdenir é uma das muitas que o Governo do Amazonas tem ajudado a mudar.

“Até a criação do projeto, o ensino médio – e em alguns casos também o ensino fundamental – nunca havia sido oferecido para essas comunidades, o que forçava o estudante a sair do local em que morava para continuar os estudos nas sedes dos municípios ou na capital do estado. Esta já não é mais a realidade de muitos ribeirinhos, e nós ficamos muito orgulhosos de fazer parte desse progresso, que também é uma marca de gestão do governador Wilson Lima”, pontua Kuka Chaves, secretária de Estado de educação e Desporto.

Nas comunidades rurais atendidas, cada uma das salas de aula está equipada com um kit tecnológico composto por Antena VSAT bidirecional, roteador-receptor de satélite, cabeamento estruturado (LAN), microcomputador, webcam com microfone embutido, TV LCD 37 polegadas, impressora a laser e no break. A tecnologia permite que professores e alunos interajam como se ambos estivessem no mesmo espaço físico.

Acompanhamento

Os alunos assistem diariamente, no período noturno, às aulas ministradas por meio do Centro de Mídias de educação do Amazonas (Cemeam), e também são acompanhados nas salas de aulas por professores previamente capacitados para o projeto.

A estrutura curricular tem como norteadores os princípios da contextualização e da interdisciplinaridade, que tornam possíveis vincular a educação ao mundo do trabalho e à prática social.

Tags:CarauariGoverno do AmazonasJuruáManaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Chuva em Manaus provoca 45 atendimentos do Corpo de Bombeiros entre 20h de domingo e 8h de segunda

Por administrador

Amazonastur recebe 2.036 turistas do navio MS Volendam no Porto de Manaus durante temporada de cruzeiros

Por administrador
Governo do Amazonas

Hospital HPS Dr. João Lúcio Pereira Machado pede apoio para localizar familiares de Antonio Ferreira de Moraes desde 31 de outubro de 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Concerto Crianças Unidas do Brasil 2025 reúne orquestra, crianças e famílias no Teatro Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Mundo Encantado do Natal começa no Parque Rio Negro com shows, fanfarra e atividades para crianças

Por administrador
Governo do Amazonas

Laura Abrantes termina 2025 como destaque do jiu-jítsu ao vencer o Mundial Kids em São Paulo

Por administrador
Governo do Amazonas

Detran-AM realiza Detran de Portas Abertas na sede e registra 497 atendimentos no sábado

Por administrador
Governo do Amazonas

Concerto Crianças Unidas do Brasil 2025 reúne orquestra e crianças no Teatro Amazonas em apresentação gratuita neste domingo

Por administrador
Governo do Amazonas

Programação natalina no Parque Rio Negro reúne mais de cinco horas de atrações culturais em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Fábrica do Papai Noel e Vila do Natal estreiam programação em Manaus com sessões lotadas

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas lança Natal Itinerante para aproximar festas natalinas de bairros e municípios

Por administrador
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação do Amazonas homenageia 68 diretores escolares por práticas de gestão democrática e inclusiva

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?