FOTO: DivulgaçãoEstudantes da Escola Estadual Prof. José Bernardino Lindoso, na zona norte de Manaus, realizaram a apresentação dos projetos que fazem parte do Programa Ciência na Escola (PCE), uma parceria firmada com Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam). A escola tem dois projetos participantes do programa, envolvendo alunos de todas as séries do Ensino Médio.
Por Agência Amazonas
Escola Estadual Prof. José Bernardino Lindoso tem dois projetos participantes do programa
FOTO: DivulgaçãoA idealizadora do projeto, Gisele dos Santos, professora de Língua Portuguesa, diz que a iniciativa foi uma maneira de atrair os alunos e fazer com que eles aprendessem os conteúdos.
Intitulado “Storytelling nas gamificações literárias e gramaticais”, o projeto surgiu como alternativa de tornar as práticas de estudos literários e gramaticais mais atrativas e significativas para os estudantes. A proposta do projeto é de criar uma narrativa gamificada, isto é, trazendo características de jogos, adaptada para um novo contexto, com objetivo de tornar o aprendizado mais atrativo.
O bolsista do projeto, Erick Zik, finalista do Ensino Médio, diz que durante as práticas pôde desenvolver sua criatividade e habilidades.
“Uma aprendizagem significativa é aquela construída e interiorizada para que ela se desenvolva e forme memórias duradouras. E isso vem acrescentar na vida dos alunos não somente para adquirir conhecimentos, mas também lições de vida, principalmente durante o momento que eles viveram durante a pandemia”, frisa.
Dispositivos móveis
FOTOS: DivulgaçãoOutro projeto desenvolvido pela escola foi aplicado ao aprendizado da Língua Inglesa, com o título “Objetos de Aprendizagem para o ensino da Língua Inglesa no contexto M-Learning”. A iniciativa proporcionou a possibilidade de utilizar o celular em sala de aula para promover a aprendizagem na disciplina de língua inglesa, uma vez que a tecnologia está presente no cotidiano tanto de alunos como de professores.
“Acredito que o projeto me ajudou a obter mais conhecimento. É algo muito gratificante, pois isso ajuda muito, tanto na questão pessoal como na profissional. E todo esse conhecimento eu enxergo como um aprendizado que vai valer para a vida toda”, ressalta.
O professor de Língua Inglesa, Carlos Felipe da Silva, aponta que essa abordagem facilita a compreensão dos alunos com a disciplina.
Na prática, o projeto abordou três formas de ensino: áudio em formato de podcast; produção e edição de vídeos utilizando aplicativos de celular; e a produção de infográficos e imagens, também por aplicativo de celular. As produções são feitas com base nos conteúdos da disciplina.
O projeto “Objetos de Aprendizagem para o ensino da Língua Inglesa no contexto M-Learning” foi divulgado no Congresso Nacional de Educação, realizado em outubro de 2022, em Maceió.
“Acredito que, para os alunos, produzir conteúdos e ter acesso a objetos de aprendizagem distintos facilita a retenção de informações pertinente à disciplina. Além de desenvolver a pesquisa, a contextualização, a autonomia no processo, a criatividade, preparando os alunos para lidar com métodos de estudo e futuros processos seletivos”, explica.