Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Escolas de Japurá superam metas de Ideb previstas pelo MEC
Governo do Amazonas

Escolas de Japurá superam metas de Ideb previstas pelo MEC

28 de setembro de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

Fotos: Divulgação/SeducA escola Estadual Dorothea de Souza Braga, localizada em Japurá (a 744 quilômetros de Manaus) foi nota 7,2 no Índice de Desenvolvimento da educação básica (Ideb), no ensino fundamental Anos Finais, que corresponde do 6º ao 9º ano. O município ficou entre as cinco melhores coordenadorias regionais do Amazonas, ao lado de Anori, Juruá, NOVO Airão e Rio Preto da EvaA unidade escolar já é referência em projetos que colocam os alunos como protagonistas.

Para alcançar os resultados positivos, a equipe pedagógica realizou reuniões de sensibilização sobre a importância da avaliação para o sistema educacional com as famílias dos alunos. Juntamente com a Coordenadoria do município, foram feitas ações para o melhor aproveitamento das iniciativas já impostas pela Secretaria de de Estado de educação e Desporto, como o “Contraturno Digital”, “Aula em Casa”, os livros Avalia Brasil, simulados, “Hora de Avaliar”, dentre outros.

A escola já é referência na comunidade, por ser ativa em projetos que colocam os alunos como protagonistas, adiantando o que preconiza o NOVO ensino médio. A metodologia foi tão positiva que a unidade se destacou , também, nos ensino fundamental Anos Iniciais, com nota 7,7, a segunda melhor do Amazonas.

Destaques em Japurá

Os estudantes vem dando visibilidade a escola no âmbito estadual há alguns anos, em 2019, a escola ficou entre as três melhores do Amazonas nas Olimpíadas Brasileiras de matemática (Obmep). No mesmo ano, uma estudante ganhou o título de melhor redação sobre “Mulheres na Sociedade”, em um concurso municipal. O projeto “Eu sou Escritor” tem proporcionado aos estudantes a oportunidade de lançarem livros autorais para a própria escola.

Jucimar Maciel, gestora da EE Dorothea Braga, diz que ficou feliz com o resultado alcançado pela escola. “É um misto de sentimentos inexplicáveis que nos encoraja a enfrentar essa árdua profissão, que nos leva a acreditar sempre que através da educação tudo é possível. E, lógico, sem apoio dos pais e dos professores, esse reconhecimento não seria possível”, pontuou a gestora.

A meta consiste nos resultados de várias diretrizes e a escola deve ter 80% de participação dos alunos na prova do Sistema Nacional de Avaliação da educação básica (Saeb). A nota não PODE ser menor que a série histórica da escola e nem menor que a nota estimada pelo estado.

A escola Estadual Raimundo Roberto, sediada no município, também está na lista de melhores resultados no ensino fundamental Anos Finais. Ela figura em terceira posição na relação de unidades escolares que alcançaram a meta pactuada pelo Ideb, em 2021, do 6º ao 9º anos.

“Nossa preparação com os alunos iniciam desde que este é matriculado na escola, os pais são comunicados que os filhos, além das aulas durante a semana, terão aulas aos sábados. Após conquistarmos os pais, passamos a conquistar nossos alunos para que fiquem cientes que terão aulas aos sábados, para reforçar os conteúdos passados durante a semana”, explica Lúcia.

Foto: Divulgação/SeducMelhores Índices do interior

A escola Estadual Capitão-General Mendonça furtado, no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) teve nota 8,1 no Ideb. A escola foi a primeira no ranking do Amazonas, dos Anos Iniciais 1º ao 5º anos, do ensino fundamental. A gestora da unidade escolar, Lúcia Macedo, diz que o sentimento é de gratidão, principalmente aos alunos, professores e família.

O Colégio Nossa Senhora do Carmo, em Parintins (a 369 quilômetros da capital), teve a melhor pontuação do ensino médio no interior, ocupando o 2º lugar no ranking a nível estadual, com a nota de 5,5.

A gestora acrescenta que a metodologia é focada no reforço e estímulo. “É a oportunidade de consolidar o que foi ensinado e ainda realizar simulados de Língua Portuguesa e matemática e, além disso, são feitas as correções comentadas pelos professores”, ressalta.
O post escolas de Japurá superam metas de Ideb previstas pelo MEC apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Dorinilce Shoji, coordenadora pedagógica da unidade, diz que o resultado é fruto da dedicação coletiva. “Foram meses de trabalho intensos dedicados à aprendizagem dos alunos, almejando dominar os descritores que a prova exigia, como a leitura proficiente, que permite alcançar os níveis mais altos dessa habilidade, levando os alunos a descartar os aspectos que poderiam induzir ao erro das questões”, pontua.

Tags:Anoricapaeducação básicaitacoatiarajapuraJuruáManausmancheteNovo Airãoparintins
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Agendamento presencial abre 120 vagas para castração gratuita pelo Castramóvel no Tarumã, Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Carnaval na Floresta: Grupo Especial encerra ensaios técnicos embalado pela força das comunidades

Por administrador
Governo do Amazonas

Emissão de documentos rurais atende mais de 140 agricultores indígenas no rio Ayari em São Gabriel da Cachoeira

Por administrador
Governo do Amazonas

Forças de Segurança prendem 37 por apologia ao crime e apreendem explosivos, drogas e materiais no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas alerta pais e escolas sobre bullying e cyberbullying e orienta sobre denúncias, sinais e penalidades

Por administrador
Governo do Amazonas

Operação Águia mobiliza 200 policiais e 50 viaturas para reforçar policiamento em Manaus e Região Metropolitana antes do Carnaval

Por administrador
Governo do Amazonas

Centro de distribuição da Natura em Manaus reduz prazos, corta custos e amplia empregos no Norte

Por administrador
Governo do Amazonas

Curso Técnico em Saúde Bucal leva formação profissional a jovens Yanomami de Kuruá em março

Por administrador

Espaço acessível será montado no Sambódromo de Manaus durante o Carnaval para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

Por administrador
Governo do Amazonas

Articula/BIO CT&I abre edital para pesquisas entre Amazonas e São Paulo com R$ 8 milhões até 23 de março

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas antecipa ações e prepara atendimento rápido às comunidades antes da cheia no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Defensoria e Sect lançam projeto Meu Pedaço de Chão para regularização fundiária social em Manaus com entrega de títulos às famílias

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?