A competição busca descobrir jovens com talento e aptidão para o estudo da Química. FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc-AMVinte estudantes da rede estadual de ensino foram destaque na etapa estadual unificada da Olimpíada Amazonense de Química (OAMQ). Divididos em três modalidades, os estudantes receberam oito medalhas entre ouro, prata, bronze, além de 12 menções honrosas. A competição busca descobrir jovens com talento e aptidão para o estudo da Química, estimulando a curiosidade científica e incentivando-os a se tornarem futuros profissionais da área.
Há 38 minutos
Por Agência Amazonas
Foram oito medalhas de ouro, prata, bronze, e 12 menções honrosas
Em Manaus, os alunos Lucas Gabriel dos Anjos e Rafael Paixão, da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Senador Petrônio Portella, conquistaram as medalhas de prata e bronze na modalidade A (9º ano e 1ª série) da Olimpíada, respectivamente.
A disputa, que é voltada para estudantes da educação básica, é promovida anualmente pelo Departamento de Química e Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Para a secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, o Amazonas entrou no circuito das competições escolares. “O reconhecimento mostra que a determinação do governador Wilson Lima, de incentivar as participações, está dando bons resultados. Quando recebemos notícias como estas, temos certeza de que todo o trabalho pedagógico está no caminho certo”, ressaltou.
Aluno Lucas Gabriel dos Anjos,da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Senador Petrônio Portella.FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc-AMAluno Rafael Paixão,da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Senador Petrônio Portella.FOTOS: Eduardo Cavalcante/Seduc-AMJá na modalidade B (2ª série do Ensino Médio), as alunas Raphaela Barros, da Escola Estadual (EE) Waldocke Fricke de Lyra, e Gabrielle Cristiny da Silva Saif, da EETI Marcantonio Villaça II, receberam as medalhas de prata e bronze.
Menção honrosa
Além das medalhas conquistadas, os alunos também foram agraciados com menções honrosas, são eles:
Interior
No interior, o município de Parintins (369 quilômetros distante da capital) foi o que mais se destacou na disputa. Os estudantes premiados são Larissa Paiva, medalha de ouro; Ronan Campos de Oliveira Júnior, medalha de prata; Sofinias dos Santos Mikilis, medalha de bronze; e Eduardo Batista Guimarães Filho, medalha de bronze. Os quatro são da EE Sen. João Bosco.
• Nina de Castro Galvão – EETI Petrônio Portella
• José Mateus de Souza Lima – EETI Petrônio Portella
• Lorena Soares de Lima – EETI Petrônio Portella
• Sabrina Paes Araújo – EE Antenor Sarmento Pessoa
• Vitória Magalhães Andrade – EE Sen. João Bosco (Parintins)
• Thassio Pacheco Ribeiro Vieira – Colégio Nossa Senhora do Carmo (Parintins)
• Tais Lopes Tavares – EE Sen. João Bosco (Parintins)
• Arthur de Melo da Silva – EETI Gláucio Gonçalves (Parintins)
• Taissa de Castro da Paz – EE Sen. João Bosco (Parintins)
• Michele Moutinho Pereira – EE Sen. João Bosco (Parintins)
• Ruan Souza da Silva – EE Sen. João Bosco (Parintins)
• Maria Eduarda Souza dos Santos – EE Sen. João Bosco (Parintins)