Estudantes da Semed praticam o aprendizado em gincana municipal promovida pela Prefeitura de Manaus
Trabalho em equipe, amizade, companheirismo, alegria e respeito foram os valores e aspectos trabalhados na 2ª edição da Gincana Municipal do Programa Acelera Brasil, evento realizado pela Prefeitura de Manaus, nesta segunda-feira, 19/12. A atividade lúdica e animada envolveu os estudantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed), engajados no programa. O Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, foi o local da competição.
Para a assessora da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) e coordenadora do Acelera Brasil, Neuza Viana, a atividade coordenada pela Semed oferece aos estudantes experiências que enriquecem suas vidas e seu desempenho escolar.
A Semed oferece o Programa Acelera Brasil desde 2015, que tem o intuito de acelerar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes do 3° ao 5° ano, que se encontram em distorção idade-série. O programa é desenvolvido com apoio do Instituto Ayrton Senna. A gincana municipal reúne as campeãs de cada Divisão Distrital Zonal (DDZ), totalizando sete equipes.
Participantes
“O Programa Acelera Brasil é de correção do fluxo e esse momento é importante, não só para testar os conhecimentos, mas também, sobretudo, para resgatar a autoestima, confiança e dizer que eles são capazes. Essa ação é um resgate social que a Semed realiza. Aqui, todas as DDZ se encontram para fazer essa disputa, mas também é um momento de companheirismo e colaboração com todos”, declarou.
“A preparação para essa gincana ocorre durante todo o ano, porque os conteúdos que acontecem aqui foram o que a gente trabalhou em sala de aula. Quando chegamos em dezembro, repassamos o conteúdo e os professores ficam incumbidos de realizar essas atividades diariamente, para quando chegar aqui, os estudantes estarem preparados para a disputa. Os alunos estão muito empolgados com a atividade”, detalhou.
A professora Anice Amud, da escola municipal Firme na Fé, localizada no bairro Alvorada, zona Oeste, explicou a preparação dos estudantes para a atividade.
Provas
O estudante da escola municipal Firme na Fé e membro da Caravana da DDZ Oeste, João Lemos, 13, do 5° ano, participou da prova da Tabuada da Multiplicação. O estudante achou positiva a ação. “Achei essa atividade muito legal, porque a pessoa aprende mais e se diverte. Gostei da prova”, disse.
— — —
As dinâmicas desenvolvidas na atividade foram grito de guerra; tabuada da multiplicação; dominó gigante dos sinônimos; leitura de textos; mercadinho da gabi; jogo dos antônimos; trilha matemática; quebra-cabeça; ladeira silábica; perguntas e respostas, entre outras. As melhores equipes foram premiadas com medalhas e troféus.
Fotos – Henrique Silva / Semed
Texto – Andrew Ericles / Semed
Notícias relacionadas
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAjJzD