Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
Com informações do IEAA
Alunos da Ufam apresentaram, na modalidade on-line, 24 produções científicas durante o evento que ocorreu em São Paulo entre os dias 24 e 28 de outubro
Produções científicas
O curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), unidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no município de Humaitá, obteve destaque no 72º Congresso Nacional de Botânica. Ao todo, 24 produções científicas foram expostas entre os dias 24 e 28 de outubro, evento ocorrido em São Paulo-SP, na modalidade on-line.
Divulgação de avanços da Botânica
Conforme afirma o orientador dos trabalhos apresentados, professor Renato Abreu Lima, as pesquisas são resultados de projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), de Atividades Curriculares de Extensão (Pibex) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) realizadas por estudantes do 4º ao 10º período. “As produções científicas correspondem às temáticas de ensino de Botânica, Fitoquímica e Taxonomia vegetal”, detalhou o professor.
Congressistas
Promovido pela Sociedade Botânica do Brasil (SBB), o Congresso Nacional de Botânica é direcionado a estudantes, tanto de graduação quanto de pós-graduação, professores e pesquisadores, além de ser aberto a todos os interessados na conservação e na sustentabilidade de recursos naturais, especialmente os componentes da flora. A missão do evento consiste em divulgar os avanços obtidos na Botânica, ao recomendar ações e mecanismos para a área ambiental nacional e colocar à disposição da comunidade científica informações relacionadas à preservação da natureza.
A discente e congressista Aldaisa Hippi destaca que o 72 Cnbot foi um aprimorou os conhecimentos dela acerca da Botânica e assuntos afins. “Além de ser possível expor nossas ideias, criatividade e conhecimentos em publicações de trabalhos, foi possível participar de palestras ministradas por especialistas capacitados, e conhecer trabalhos de outros discentes. Acredito que este congresso irá contribuir muito para minha vida acadêmica e como futura pesquisadora”, declarou a estudante.
Para a discente e congressista Estephanie Araújo, o congresso trouxe muito aprendizado aos participantes. “Como futura professora, muitos trabalhos apresentados mostraram diferentes formas do uso didático em sala de aula abrindo, assim, o conhecimento de novas formas de ensinar os conteúdos de Botânica. O Cnbot estava muito bem organizado, envolvendo os participantes mesmo estando na modalidade remota, com muitas apresentações e palestras excelentes”, declarou a graduanda.