Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas confirma eficiência do autocoletor Coari no diagnóstico do HPV
Governo do Amazonas

Estudo apoiado pelo Governo do Amazonas confirma eficiência do autocoletor Coari no diagnóstico do HPV

3 de abril de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

FOTO: Acervo da pesquisadora Hilka FlaviaUm estudo apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Pesquisa – Universal Amazonas, confirmou que o dispositivo Coari usado como autocoletor é uma alternativa eficiente para o diagnóstico do Papilomavírus Humano (HPV) e prevenção do câncer de colo uterino. Os testes foram realizados em 268 mulheres, do sistema fechado, provisório, aberto e semiaberto do Centro de Detenção Provisório Feminino.
Há 4 horas
Por Agência Amazonas

O teste envolveu 268 mulheres do sistema fechado do Centro de Detenção Provisório Feminino

No período de junho de 2019 a setembro de 2020, o estudo também aplicou para o diagnóstico do HPV, o sistema automatizado COBAS, com a finalidade de analisar o impacto do rastreio de lesões precursoras de câncer. 

O projeto intitulado “Autocoleta e teste de DNA/HPV como método de rastreamento de câncer do colo uterino em mulheres privadas de liberdade no Estado”, utilizou o dispositivo autocoletor Coari, que permite que a própria mulher possa coletar o material para o exame.  

O levantamento identificou que várias mulheres testadas tendem a fatores de risco para o HPV, das quais foram identificadas 66 mulheres com o vírus, sendo que nenhuma delas apresentou câncer de colo uterino. No entanto, tiveram mulheres que apresentaram lesões precursoras do câncer.   

A testagem também foi estendida às mulheres do complexo penitenciário com HPV positivo à colpocitologia (teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero), imunocitoquimica (exame que permite detecção de antígenos específicos e imunofenotipagem de tecidos ou agentes infecciosos), biopsia (procedimento pelo qual se retira um fragmento ou fragmentos de uma lesão ou a lesão inteira) com anatomopatológico (análise feita deste material no laboratório).  

“Permitir acesso a serviços de saúde a mulheres privadas de liberdade, vinculados ao sistema carcerário do Estado do Amazonas, não só pela oportunidade em si de realização de exames de rastreio para lesões precursoras, mas pela formalização da parceria com o sistema carcerário do Amazonas, passou a estabelecer rotinas de acesso a estes exames,  principalmente na perspectiva de implantação da modalidade de autocoleta seguida de triagem molecular do HPV a todas as mulheres nesta condição”, concluiu a pesquisadora. 

Coordenado pela doutora Katia Luz Torres Silva, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon),  e realizado pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Tocoginecologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Hilka Flavia Barra do Espírito Santos Alves Pereira, o projeto de autocoleta para detecção do DNA do vírus HPV é uma ferramenta simples para a população, que muitas vezes apresenta dificuldade para realizar o rastreio, possibilitando a identificação de pacientes de alto risco e definindo o tratamento precocemente, como explica Hilka Flávia Pereira, cujo o trabalho deu origem ao projeto apoiado pela Fapeam.  

Números – O Amazonas lidera os índices de casos de câncer do colo uterino em todo o Brasil. Somente em 2022, 700 mulheres amazonenses devem ser diagnosticadas com a neoplasia. No Brasil, a taxa bruta ajustada (aquela para cada grupo de 100 mil mulheres) fica em 15,38, no Amazonas, o número sobe para 40,18, segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). 

Prioridade – A saúde da mulher está entre as prioridades do governo do Estado, principalmente no diz respeito à prevenção de doenças como o câncer de colo uterino e, além de investir em pesquisas de prevenção e combate à doença, por determinação do governador Wilson Lima, foram iniciadas as obras, no dia 20 de março, do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero, anexo à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), onde serão realizadas conizações, que são pequenas cirurgias que tratam lesões pré-malignas no colo do útero, evitando que o câncer se desenvolva. 

Tags:coariEstado do AmazonasGoverno do Amazonas
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Fapeam lança editais e celebra Mulheres e Meninas na Ciência com sarau, homenagens e investimentos em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Movimento Mulheres e Meninas na Ciência premia pesquisadora da FVS-RCP e anuncia editais no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Certificação de imóveis do Prosai em Parintins já expediu 659 certificados e segue com 173 pendentes

Por administrador
Governo do Amazonas

PPCDQ-AM aprova 5ª fase do plano para o triênio 2026-2028 e amplia metas de prevenção ao desmatamento

Por administrador
Governo do Amazonas

Auxílio Estadual e Telessaúde ampliam acesso a serviços e entregas em Boca do Acre durante agenda

Por administrador
Governo do Amazonas

Agendamento presencial abre 120 vagas para castração gratuita pelo Castramóvel no Tarumã, Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Carnaval na Floresta: Grupo Especial encerra ensaios técnicos embalado pela força das comunidades

Por administrador
Governo do Amazonas

Emissão de documentos rurais atende mais de 140 agricultores indígenas no rio Ayari em São Gabriel da Cachoeira

Por administrador
Governo do Amazonas

Forças de Segurança prendem 37 por apologia ao crime e apreendem explosivos, drogas e materiais no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas alerta pais e escolas sobre bullying e cyberbullying e orienta sobre denúncias, sinais e penalidades

Por administrador
Governo do Amazonas

Operação Águia mobiliza 200 policiais e 50 viaturas para reforçar policiamento em Manaus e Região Metropolitana antes do Carnaval

Por administrador
Governo do Amazonas

Centro de distribuição da Natura em Manaus reduz prazos, corta custos e amplia empregos no Norte

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?