FOTO: Divulgação/Sedecti.A Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), recebeu a visita de cortesia na tarde desta quarta-feira (30/03), de representantes da empresa Hana Eletronics, que vieram agradecer o apoio técnico prestado pela equipe técnica da Secretaria, o que possibilitou a vinda da fábrica para o Amazonas.
Há 11 horas
Por Agência Amazonas
Empresa vai investir R$160 milhões e pretende abrir mercado para projetos de tecnologia em Internet das Coisas (IoT) no Amazonas
A companhia possui duas fábricas no Brasil – uma no Rio Grande do Sul que é a HT Micron –, e, agora, a Hana Eletronics em Manaus. A principal operação da Hana Electronics é a fabricação de componentes eletrônicos e testes de semicondutores. Sua instalação no Polo Industrial de Manaus (PIM) aconteceu em meados de 2021, após a aprovação de seu projeto de investimentos na ordem de R$160 milhões.
A Hana Eletronics foi a primeira empresa a ser prospectada pelo Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior (Daice) da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico (Sedec) da Sedecti, como parte das rodadas de negócios que vêm sendo executadas pela pasta para atrair novos investimentos para o Estado do Amazonas.
O titular da Sedecti, Jório Veiga, agradeceu a visita e salientou que a determinação do governador Wilson Lima é de promover as melhores alternativas, para que as empresas tenham toda a segurança jurídica para se instalarem no Amazonas.
O projeto recebeu a aprovação do Governo do Amazonas durante a 290ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), ocorrida em 22 de junho de 2021.
Apoio técnico – A diretora de Relações Institucionais e Parcerias Estratégicas da Hana Eletronics, Edelweis Ritt, disse que a visita foi uma forma de agradecer pelo apoio prestado por toda a equipe técnica da Sedecti, o que motivou bons resultados para a empresa, mesmo durante o período de pandemia provocada pela Covid-19.
“Estamos muito contentes que a empresa tenha tido êxito aqui no Amazonas. Nós pretendemos ampliar o nosso mercado e é uma recomendação do governador Wilson Lima para que possamos promover toda a segurança jurídica que os investidores precisam, e, dessa forma, possam se instalar no estado, proporcionando desenvolvimento e geração de emprego e renda para a nossa população”, apontou o secretário.
Capacitação de mão de obra – Segundo Edelweis, agora, depois de implantada no PIM, a empresa tem como meta começar a elaborar projetos voltados para a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e, para isso, a companhia informou que está investindo na capacitação de pessoas para esse segmento e já definiu alguns projetos para começar a criar inovação aqui no Estado.
“Nós viemos aqui porque tivemos sucesso no ano passado na implementação do nosso projeto. Começamos a empresa em dezembro e já estamos com mais de 50 funcionários. E viemos até a Sedecti agradecer o suporte que nos foi dado durante esse processo. A secretaria foi superimportante, nos ajudou bastante, e com isso, conseguimos nos colocar aqui no mercado de Manaus de uma forma muito eficiente”, sinalizou a executiva.
Com as capacitações, a Hana Eletronics pretende ampliar o mercado de mão de obra amazonense especializada em IoT, e tem como intuito fazer uma transformação em várias indústrias, uma vez que essa tecnologia pode ser utilizada tanto nas indústrias quanto na parte de sustentabilidade na transformação das cidades inteligentes. A ideia da companhia é gerar mais empregos para o mercado do Amazonas.
“Nós fazemos semicondutores, que é uma coisa que não é aprendida na engenharia elétrica ou nas graduações convencionais, então, contratamos a empresa Cesar (Instituto de Tecnologia) para fazer um programa de capacitação em Internet das Coisas (IoT – sigla em Inglês), que é um produto que a gente tem interesse em fazer uma transformação aqui no mercado da região”, revelou Ritt.