Bolsonaro publicou nos perfis dele nas redes sociais um vídeo afirmando que a floresta Amazônica está preservada
MANAUS – O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), contrariou o presidente Jair Bolsonaro (PL) na manhã desta segunda-feira (9) sobre desmatamento da Amazônia, ao comentar os dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) sobre o tema.
No início da manhã, Bolsonaro publicou nos perfis dele nas redes sociais um vídeo negando que a floresta Amazônica está em processo de destruição e diz que o bioma está preservado.
“Você sabia que 66% do território brasileiro está totalmente conservado? Você sabia que esse número chega a 84% quando o assunto é a Amazônia brasileira? (…) Quem fala da nossa Amazônia nunca chegou a pisar nela”, diz o vídeo, com narração em inglês e legenda em português.
Mourão, no entanto, ao chegar em seu gabinete, classificou os números do Inpe sobre desmatamento da Amazônia, que bateram recorde para o mês de abril, de “péssimos” e “horrorosos”.
“Estamos vendo aí onde é que estamos errando. Nós estamos com as ações. Temos a Operação Guardiões do Bioma, que é uma operação conjunta do Ministério do Meio Ambiente com o Ministério da Justiça. Então, tem que ver com eles onde é que está tendo falhas”, disse o vice-presidente.
Hamilton Mourão preside o Conselho da Amazônia, criado para fazer frente ao desmatamento e às queimadas na região, em 2020, quando houve uma explosão de desmatamento que chamou a atenção do mundo.
“O nosso problema para melhorar a fiscalização é que a gente consiga implantar o sistema de bases fixas que está prevista nessa plano do Guardiões do Bioma, mas aí depende de recursos”, disse Mourão.
Para o presidente Bolsonaro, o desmatamento da Amazônia é uma falácia e a Amazonas está preservada, de acordo com o vídeo, que convida pessoas de outros países a conhecerem o Brasil.
“Enquanto eles dizem que estamos acabando com nossas florestas, os países deles não tem nem 5% do próprio território preservado”, diz a narrativa de Bolsonaro.
O presidente pede que os brasileiros divulguem o vídeo aos amigos que moram no exterior. “A verdade da preservação ambiental comparando o Brasil ao mundo. – São fatos. Peço enviar a amigos que morem no exterior”, diz a legenda.