Podem participar alunos que estejam regularmente matriculados em algum curso do Icsez. A inscrição deve ser feita antecipadamente, via formulário, no qual o candidato indica qual fantasia pretende usar durante a cerimônia do prêmio, no dia 07 de dezembro. Serão dois ganhadores: um indicado pelo júri oficial que estará presente durante a cerimônia e outro pelo júri popular, via instagram, durante o evento. Os interessados em participar devem estar presentes 1 (uma) hora antes no local do evento. Link para inscrição: https://forms.gle/
O curso de Comunicação Social – Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) abre inscrições para a disputa de melhor cosplay no IV Fopin – Festival de Cinema Focaliza Parintins. Os interessados podem se inscrever, de forma gratuita, até o dia 21 de novembro, e é voltado ao público acadêmico da Ufam. O evento irá acontecer no dia 07 de dezembro.
Cosplay é uma atividade que consiste em se fantasiar com acessórios e outros artigos, representando um determinado personagem, que vai além de criar os trajes, ele também interpreta o personagem, reproduzindo traços da personalidade, falas e poses típicas.
O que é cosplay?
O Festival de Cinema Focaliza Parintins (Fopin) nasceu de uma atividade prática avaliativa da disciplina de Jornalismo Cultural, do curso de Comunicação Social – Jornalismo, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no dia 04 de dezembro de 2019. Porém, o evento se tornou algo tão grandioso que acabou envolvendo não só os alunos da disciplina, mas também, professores e alunos de outros cursos, assim como a comunidade externa, realizando assim um dos seus objetivos, que é aproximar o Icsez/Ufam da sociedade parintinense.
O único festival de cinema em Parintins
Prêmio com nome de peixe?
O festival se encontra na sua quarta edição, que acontecerá presencialmente no dia 07 de dezembro, após duas edições serem feitas de forma online, devido à pandemia da Covid-19.
Os ganhadores da disputa levarão para casa o Prêmio Audiovisual de Cinema Universitário que acabou sendo atrelado ao nome de um peixe da região, o Pacu. O prêmio é o desenho de uma câmera de filmagem com o formato de um peixe e foi confeccionado pelo técnico do laboratório de Jornalismo Impresso e Fotografia, Jousefe Oliveira.