FOTO: Jaqueline Macedo/FVS-RCPA Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) entregou, nesta sexta-feira (25/02), 375 Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de combate de endemias para a secretaria municipal de saúde de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).
Há 6 minutos
Por Agência Amazonas
Equipamentos de proteção foram entregues nesta sexta-feira (25/02)
A distribuição dos equipamentos é realizada pela fundação, a partir das necessidades identificadas no município, e conta com calça, camisa, botas de couro e sete léguas, bolsa, chapéu, máscara de proteção, protetor auricular, filtro luva nutritiva, avental descartável, touca descartável.
Os equipamentos de proteção são usados durante as ações de controle das endemias, evitando o contato direto dos agentes de saúde com produtos químicos, usados no combate de mosquitos transmissores de doenças, como febre amarela, dengue, zika e chikungunya.
Segundo o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental da FVS-RCP (DVA/FVS-RCP), Elder Figueira, é importante que os agentes de endemias tenham disponíveis esses equipamentos de proteção.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que, assim como Iranduba, os demais municípios do Amazonas, com exceção de Manaus, também estão recebendo os EPIs. “Esses equipamentos já foram distribuídos para a maioria dos municípios. São mais de 4.800 servidores que estão sendo protegidos em todo o estado”, afirma.
O secretário de saúde do município de Iranduba, Ricardo Bezerra de Freitas, agradeceu o repasse dos EPIs e enfatizou a importância da chegada dos equipamentos para serem usados pela Vigilância em Saúde do município.
“São equipamentos que fazem a diferença, principalmente, para aqueles que trabalham com aplicação de inseticidas. É importante que os servidores estejam bem protegidos para que tenham a saúde preservada e protejam a população”, disse Elder.
Referência
A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a formulação de diretrizes operacionais, planejamento, coordenação e avaliação do Sistema de Vigilância Ambiental em Saúde no Amazonas por meio do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle Vetorial (DVA).
“Nossos agentes de campo estão sendo equipados para que possam realizar o trabalho de campo da melhor forma possível, o que impacta no aprimoramento do monitoramento dos agravos”, enfatizou Ricardo.
A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 2129-2500 e 2129-2502.