FOTO: Antônio Lima/Secretaria de Cultura e Economia CriativaEstão abertas as inscrições para o Seminário de Artes Visuais, a ser realizado entre os dias 29 de junho e 1º de julho, no auditório do Palacete Provincial, na Praça Heliodoro Balbi, no Centro, com encerramento no dia 2 de julho, na praça em frente ao centro cultural. O seminário faz parte da programação do “Amazonas Artes Visuais 2022 – Vidas Coletivas”, que contempla ainda mostras e feiras nos espaços culturais da cidade.
Há 12 minutos
Por Agência Amazonas
Encontro vai promover quatro dias de palestras nos espaços culturais do Estado
Os seminários acontecem do dia 29 de junho a 1° de julho, das 9h ao meio-dia e das 14h às 18h, no auditório do Palacete Provincial, com a participação de 24 palestrantes locais e de outras cidades do Brasil. O encerramento da programação será no dia 2 de julho, das 10h às 17h, com atividades artísticas na Praça da Polícia.
As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no link da bio da Instagram da @culturadoam. Cada seminário é limitado a 150 pessoas.
“O seminário incentiva diálogos entre os agentes de cultura e o público em geral, além de promover interações abordando as artes visuais. Os palestrantes apresentam suas experiências, gerando novas possibilidades e perspectivas no segmento, que podem ser aplicadas a nossa realidade e fomentar ainda mais a arte no estado do Amazonas”, comenta Apolo.
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a organização é do Centro de Artes Visuais – Galeria do Largo. Segundo o secretário de Estado de Cultura, Marcos Apolo Muniz, o evento traz uma proposta abrangente para as artes visuais no Amazonas.
Eventos culturais
No decorrer dos quatro dias de seminário, o “Amazonas Artes Visuais 2022 – Vidas Coletivas” oferece, paralelamente, uma vasta programação cultural gratuita, com mostras, feiras de arte e atrações musicais.
Entre os palestrantes de referência nacional, Divino Sobral (Goiás/GO), Dinho Araújo (São Luís/MA), Francisco Rocha (São Paulo/SP), Orlando Maneschy (Belém/PA), Narcélio Grud (Fortaleza/CE) e outros.
“O evento traz várias temáticas, conteúdos de produção e pensamento em artes como foco nas amostragens, incluindo profissionais da área em pleno exercício de suas atividades na contemporaneidade”, revela Coutinho.
O curador e coordenador do evento, Cristóvão Coutinho, conta que a proposta de fazer o movimento em prol das artes visuais iniciou em 2013 e 2014, apenas com seminários. Neste ano, o “Amazonas Artes Visuais 2022” foi marcado com a reabertura da Galeria do Largo, em maio.
A Mostra de Artes contará com 11 exposições individuais e coletivas, com seis performances artísticas e mostra de música, nos espaços expositivos da Galeria do Largo, Palácio da Justiça, Palacete Provincial, Largo de São Sebastião e Praça da Polícia. A Feira de Artes contará com nove estandes nas dependências do Palacete Provincial e na Praça Heliodoro Balbi.