Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas acompanha retorno de irmãos indígenas a Manicoré
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas acompanha retorno de irmãos indígenas a Manicoré

12 de abril de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

FOTOS: Ana Maria Reis e Rodrigo Santos/SES-AMO Governo do Amazonas, representado pelo secretário de Estado de saúde, Anoar Samad, acompanhou a viagem e a chegada dos irmãos indígenas Glauco e Gleiçon Carvalho Ferreira, de 7 e 9 anos, respectivamente, à comunidade Palmeira, no município de Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus), nesta terça-feira (12/04).
Há 6 minutos
Por Agência Amazonas

Glauco e Gleiçon embarcaram na manhã desta terça-feira (12/04)

“Esse é um momento histórico, em que as crianças retornam para casa com saúde e nós acompanhamos esse retorno por determinação do governador Wilson Lima. Trouxemos os irmãos no mês passado devido à situação delicada de saúde que enfrentavam, e agora estamos contentes em poder testemunhar essa volta”, afirmou Anoar.

O secretário Anoar Samad acompanhou o transporte da família junto ao secretário de saúde Indígena do Ministério da saúde, Reginaldo Ramos, e do coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Manaus, Januário Carneiro Neto.

A recepção em Manicoré foi marcada por uma grande festa e carreata na chegada à sede do município. Do aeroporto, as crianças embarcaram em uma lancha rápida até a comunidade indígena Palmeira, na região do rio Capanã.

Com ansiedade, felicidade e emoção estampada no rosto pelo retorno à comunidade de origem, os pais das crianças, Rosinete Carvalho e Claudionor Ferreira, agradeceram o apoio que receberam durante a permanência em Manaus para o tratamento dos filhos.

“Aqui em Manicoré, na comunidade deles, as pessoas estão à espera. A alegria de todos os pais de família, mães de família, porque todos têm filhos. A alegria da família deles e do povo de Manicoré, eles voltando com saúde, alegres. Estamos querendo ver eles e cuidar daqui para frente”, afirmou o músico.

FOTOS: Ana Maria Reis e Rodrigo Santos/SES-AMO sanfoneiro Miguel Galdino, de 68 anos, que auxiliou nas buscas pelas crianças durante o tempo em que elas ficaram desaparecidas, aguardava a chegada das crianças com ansiedade.

FOTOS: Ana Maria Reis e Rodrigo Santos/SES-AMHomenagem

Após receberem alta, os irmãos foram levados para a Casa de Apoio à saúde Indígena (Casai), vinculada ao Ministério da saúde, e na segunda-feira (11/04) receberam homenagem do Comando Militar da Amazônia (CMA), no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), como demonstração da admiração e o respeito às crianças sobreviventes. Durante a formatura militar, Glauco e Gleiçon receberam distintivo do Estágio de Adaptação à Selva.

Glauco e Gleiçon embarcaram para Manicoré na manhã desta terça-feira (12/04), após ficarem 21 dias internados no Hospital e pronto-socorro da Criança da Zona Oeste (HPSC-ZO). Eles receberam alta hospitalar na última quarta-feira (06/04). As crianças deram entrada na unidade de saúde, com quadro grave de desnutrição, desidratação e com escoriações na pele, após ficarem 27 dias perdidos na floresta.

Com alimentação diferenciada durante o período de internação, o caçula, Glauco, foi internado com 12 quilogramas (kg) de peso e saiu com 18,7kg. Já o irmão mais velho, Gleiçon, pesava 18kg quando deu entrada na unidade de saúde, e deixou o hospital pesando 26kg. Glauco apresentou um quadro de insuficiência renal e se recuperou; as infecções foram curadas e as lesões de pele estão em fase de cicatrização.

Quadro de saúde

Após a transferência em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea da SES-AM no dia 17 de março, as crianças foram acompanhadas por equipe multidisciplinar durante todo o período em que permaneceram no HPSC-ZO. De acordo com boletim médico, eles apresentaram condições clínicas para a alta hospitalar no dia 5 de abril.

Segundo o coordenador do DSEI Manaus, Januário Neto, as crianças terão acompanhamento da equipe médica, de enfermagem e odontológica na comunidade onde vivem, por meio do Polo Base de saúde Indígena Capanã.

Tags:Governo do AmazonasManausmanicore
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Amazonas recebe Embaixada da Irlanda em Manaus para discutir parcerias e redução do desmatamento

Por administrador
Governo do Amazonas

Polícia Civil pede ajuda para identificar suspeitos do roubo a loja de cosméticos no São José Operário

Por administrador
Governo do Amazonas

Primeiro navio da temporada de cruzeiros 2026 chega a Manaus e movimenta economia do Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

FVS-RCP recebe financiamento para pesquisa sobre tuberculose em comunidades indígenas urbanas de Manaus pelos próximos dois anos

Por administrador
Governo do Amazonas

Apreensão de drogas no Amazonas soma 211 quilos em operação que prendeu quatro suspeitos em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Amazonas registra a menor taxa de mortes no trânsito do país em 2025 com 4,12 por 100 mil habitantes

Por administrador
Governo do Amazonas

Prêmio Fapeam de CT&I premia 13 profissionais e professores que fortaleceram a ciência no Amazonas na edição 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega benefícios sociais e apoia produtores no Careiro da Várzea com crédito e equipamentos

Por administrador
Governo do Amazonas

HPS Platão Araújo registra redução do tempo de espera e amplia número de cirurgias e internações em 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Polícia Civil divulga imagem e pede ajuda para localizar Fernando Nunes Pereira desaparecido em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Cinco residenciais do Amazonas Meu Lar são selecionados na premiação do Minha Casa, Minha Vida por qualidade urbanística

Por administrador
Governo do Amazonas

FVS-RCP recebe superintendente do Ministério da Saúde para integrar dados e fortalecer vigilância no Amazonas

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?