FOTO: Lucas Silva/SecomO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), recebeu, nesta segunda-feira (25/04), representantes de sete países da Ásia para uma reunião de alinhamento de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Em Manaus pela primeira vez, a comitiva integra a Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).
Há 10 horas
Por Agência Amazonas
Comitiva de sete países integra a Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean)
De acordo com o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, a reunião foi uma oportunidade de estreitar laços, com nações consideradas exemplos em inovação e tecnologia para países em desenvolvimento, como o Brasil.
A reunião ocorreu na sede da Secretaria de Meio Ambiente e foi articulada pelo Ministério das Relações Exteriores. O encontro na capital reuniu embaixadores dos países integrantes da Asean: Indonésia, Malásia, Myanmar, Filipinas, Vietnã, Singapura, Tailândia, além de representantes do Itamaraty.
Na ocasião, Eduardo Taveira entregou exemplares do livro ‘Amazonas Mais Verde’, que contém a Estratégia Estadual de Redução de Emissões e Desenvolvimento Sustentável. O secretário também expôs as ações do governo em prol da Amazônia como o programa Guardiões da Floresta, sistema de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) lançado pelo Governo do Amazonas em março deste ano.
“Não foi à toa que a mensagem que o Amazonas passou é de estreitar esses laços para que a gente possa encontrar nossas próprias soluções para o desenvolvimento. Saímos com um belo encaminhamento de aproximar as empresas, centros de pesquisas, universidades tanto do sudeste asiático, quanto aqui, em especial do Amazonas, para que a gente possa fazer dessa ideia uma sinergia concreta”, enfatizou o secretário.
“O conhecimento que eles poderão adquirir aqui com as visitas in loco poderão esclarecer ou até mesmo desfazer qualquer má impressão, qualquer erro de comunicação que tenha ocorrido anteriormente. É de suma importância que eles conheçam a grandeza não só da região como do povo da Amazônia, para que desperte neles o interesse para investir e contribuir para o progresso e desenvolvimento socioeconômico”, pontuou a representante do Itamaraty.
Para a chefe do escritório de representação do Itamaraty na região Norte, Maria Deize Camilo Jorge, a visita da comitiva no Amazonas abre o caminho de possibilidade para investimentos na região.