FOTO: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia CriativaO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, lança a programação do Carnaval 2022. As apresentações das escolas de samba no Carnaval 2022 serão em formato de live, no Centro Convenções – Sambódromo. Devido a pandemia da Covid-19, as agremiações farão a apresentação, nos dias 17, 18 e 19 de março, sem público. A transmissão da live do Carnaval na televisão fica a cargo da TV A Crítica, a partir das 20h.
Há 24 minutos
Por Agência Amazonas
As apresentações das agremiações serão realizadas no formato de live, de 17 a 19 de março
De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, todos os anos o Carnaval movimenta a economia com postos de trabalho diretos e indiretos, gerando renda para trabalhadores como costureiras, artistas, cabeleireiros, maquiadores, profissionais da segurança, motoristas de aplicativos entre outros profissionais autônomos.
As três noites de folia começam na quinta-feira (17/03) com a apresentação das nove escolas do Grupo de Acesso B. As nove agremiações do Grupo de Acesso A realizam a live show na sexta-feira (18/03). Já o Grupo Especial, com oito escolas, encerra as transmissões ao vivo no sábado (19/03).
Cada escola levará uma alegoria e itens como mestre-sala e porta-bandeira, bateria, puxador de samba, passistas e alas, com número de integrantes reduzido de até 300 pessoas.
FOTO: Michael Dantas/Secretaria de Cultura e Economia Criativa“Resultados expressivos foram obtidos em uma pesquisa de 2019, em parceria com a Ufam (Universidade Federal do Amazonas), mostrando a importância deste evento popular na cadeia produtiva da cultura e na geração de renda. Cerca de 10 mil postos de trabalho, sendo 4,5 mil somente nos galpões dos grupos Especial e Acesso, foram gerados naquele ano. O que denota essa importância do Estado no apoio a esses eventos”, explica o secretário.
Protocolos
Como prevenção a Covid-19, a live não contará com a presença do público. A Fundação de Vigilância em Saúde – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) vai realizar testes em todos os integrantes da ação, por meio de um cronograma de testagem, 48 horas antes das apresentações. O acesso ao Sambódromo só será permitido com o resultado do teste negativo.
As escolas vão iniciar o desfile pela concentração, com evolução em frente ao palco da apresentação que será montado na área do recuo da bateria. O tempo máximo de desfile de cada agremiação é de até 30 minutos para os Grupos de Acesso e 40 minutos para as escolas do Grupo Especial.
Além disso, os foliões das escolas devem apresentar a carteira de vacinação com o ciclo completo de imunização contra a Covid-19.