Foto: Deyserreen Costa/SeprorO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), formalizou a assinatura do Termo de Cessão de Uso de uma Serraria Portátil, no valor de R$ 54.870 mil, para atender as Cooperativas do município de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus). A assinatura do termo foi realizada, nesta segunda-feira (16/05), pelo o secretário da pasta, Petrucio Magalhães Júnior, no gabinete da Sepror, bairro Japiim, zona sul de Manaus.
Há 60 minutos
Por Agência Amazonas
Termo concede ao município uma serraria portátil que vai beneficiar as cooperativas locaisCom o termo de cessão, a prefeitura ficará responsável pela utilização e manutenção do equipamento pelo tempo estipulado. O equipamento vai atender a demanda da Associação dos Moradores Agroextrativistas da Comunidade de Urucury, Associação dos Moradores Agroextrativistas da Comunidade de Pandegal e Associação dos Moradores Agroextrativistas da Comunidade de Vista Alegre, que possuem requerimento junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), para o plano de manejo florestal no município, beneficiando indiretamente 172 pessoas.O termo autoriza o município a utilizar inicialmente, por 36 meses, uma Serraria Portátil de motor à gasolina 18 HP, com partida elétrica; trilho com 6 metros de comprimento, capacidade de suporte de toras com até 80 centímetros de diâmetro, 4 lâminas de aço rápido, volante de aço rápido, volante de 20, esmerilhadeira para afiação manual, alicate de trava, peças de reposição (lâmina de aço rápido – caixa com 6 unidades), que pertence ao Governo do Estado.
Para o secretário da pasta, a união de esforços fortalece a cada dia os serviços desenvolvidos no município, que promovem ações indispensáveis para a população com o apoio do Governo Estadual. “O programa Agro Amazonas visa diversificar a matriz econômica do Estado, com a retomada de atividades produtivas sustentáveis pós pandemia que gerem emprego e renda no interior. O manejo florestal legalizado é uma atividade de grande importância e potencial que estava estagnado e precisava de apoio e investimentos como esse que o Governo do Amazonas vem fazendo para viabilizar os pequenos manejadores florestais”, disse Petrucio.