Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas e GIZ assinam Memorando de Entendimento e buscam a reestruturação da cadeia da castanha no Estado
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas e GIZ assinam Memorando de Entendimento e buscam a reestruturação da cadeia da castanha no Estado

2 de junho de 2022
Compartilhar
6 Min Lidos
Compartilhar


Há 40 minutos
Por Agência Amazonas

Parceria acontece por meio da Sedecti, que vem construindo a Política Estadual de Bioeconomia para o Amazonas

Foto: Ramon Arcanjo/Sedecti.O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), assinou, nesta quinta-feira (02/06) um memorando de Entendimento com a GIZ Agência de Cooperação Técnica da Alemanha visando o desenvolvimento e fortalecimento da bioeconomia sustentável e inclusiva no Estado.

A Sedecti, por meio da da Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), vem construindo a Política Estadual de Bioeconomia para o Estado do Amazonas (PEB-AM), no âmbito do Programa Estruturante de Bioeconomia Amazonas, no Plano Plurianual 2020/2023.

Dentre outros objetivos, o memorando também visa a estruturação da cadeia de valor da castanha, na busca de soluções para os principais entraves que o segmento vem enfrentando, como é o caso da renegociação de dívidas junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

O secretário executivo da Sedecti, Valdenor Cardoso, frisou que a parceria com a GIZ é de fundamental importância, uma vez que “envolve cerca de 2 mil famílias que fazem parte de associações e cooperativas, vivendo em função da produção de castanha e que, por algum motivo, tiveram o processo interrompido”.

“O secretário Angelus Figueira determinou que buscássemos construir uma solução para equacionar a questão e retomar a produção da castanha que é muito importante sobre o aspecto social, econômico, e interiorização da economia. Daí a participação efetiva e intensa da Sedecti nesse processo”, salientou.

Cardoso também lembrou da importância da parceria com o governo alemão, seja por meio da GIZ ou do banco KFW, com o Governo do Amazonas, principalmente, na questão ambiental, com participação no Zoneamento Ecológico-Econômico, com treinamento para as equipes e aportes recursos.

“Hoje, o governo alemão está apoiando o desenvolvimento das cadeias produtivas do extrativismo e da economia sustentável. E, ao assinar este termo de parceria com a Sedecti, estamos fortalecendo esses laços para implementarmos novas ações”,  completou Valdenor Cardoso.

GIZ 

A diretora de projetos da GIZ, Tatiana Balzon, ressaltou que a assinatura do memorando com a Sedecti significa a continuidade da “parceria que já existe de modo informal, mas que agora está sacramentada por meio de um memorando de Entendimento que abrange as áreas da floresta, tais como: castanha, borracha e pirarucu ”

“Para nós, a Sedecti é hojen o principal canal no Estado do Amazonas para tratar de bioeconomia. Por isso, com a parceria, vamos buscar ajudar as associações da castanha e tratar a questão da renegociação. Assim, resolvida essa questão, vamos tentar outras possibilidades de financiamento para reestruturar a cadeia da castanha no mercado financeiro”, disse Tatiana Bazlon.

Assoab 

A diretora da Associação dos Agroextrativistas do Município de Beruri (Assoab), Sandra Amud, disse que a reunião foi muito produtiva.

“Estamos vivenciando um impasse de dívidas junto à Afeam, porém a Sedecti interveio a nosso favor, e hoje, estamos levando uma parceria bem positiva aqui dessa reunião. Esperamos resolver esses gargalos que estamos enfrentando e que têm gerado impacto negativo na nossa na nossa produção de castanha pela inadimplência”. 

Para Sandra, a articulação da Sedecti junto à Afeam e outros órgãos governamentais para buscar soluções para resolver o problema, traz esperança para que os extrativistas voltem a operar.

“Nossa expectativa é de voltar a atender os nossos extrativistas para que eles possam continuar na produção da castanha, beneficiando seus produtos, gerando emprego e renda que era o que eles já vinham fazendo”, apontou a produtora.

Famílias beneficiadas 

A Assoab foi criada em 1994 por um grupo de agricultores e extrativistas e trabalha atualmente com 65 famílias de baixa renda de forma direta dentro da usina, e com 352 famílias sendo atendidas de forma indireta nas comunidades cadastradas.

Segundo a diretora, a Assoab também abrange 20 comunidades indígenas e não indígenas em Beruri, com capacidade para atender 350 famílias  

cadastradas, que fornecem a castanha para a Assoab, “com pagamentos justos para que o castanheiro consiga uma renda melhor para a sua família”.

Atualmente, o principal cliente da Assoab é a marca Natura, para quem a Associação chegou a comercializar 30 toneladas de amêndoas ao ano, trabalhando com fornecedores diretamente do produtor extrativista das comunidades.

“O trabalho da Assoab é gerar emprego e renda, manter a floresta em pé e cuidar de suas famílias que moram naquelas regiões”, concluiu Sandra Amud.

Tags:BeruriEstado do AmazonasGoverno do Amazonas
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Convocação PSS SEDUC chama dois aprovados para atuação no interior com atendimento on-line e presencial em janeiro de 2026

Por administrador
Governo do Amazonas

Segurança pública do Amazonas registra queda nos homicídios e avanço em apreensões de drogas em 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Ipaam registra 6.433 atendimentos no Balcão do Cadastro Ambiental Rural em 2025 e amplia acesso à regularização ambiental no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas abre inscrições para o Programa Centelha 3 Amazonas com apoio a 47 projetos e bolsas

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas realiza Sorteio Especial da Nota Fiscal Amazonense com R$ 154 mil em prêmios

Por administrador
Governo do Amazonas

Barezão 2026 tem abertura na Arena da Amazônia com Amazonas FC e São Raimundo e atividades na Vila Olímpica

Por administrador
Governo do Amazonas

Cachorro vítima de maus-tratos a animais é socorrido com corte no focinho e operado em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Oficina em Manaus capacita profissionais para oferecer Implanon na atenção primária e beneficia 103 mulheres

Por administrador
Governo do Amazonas

Procon-AM divulga itens que escolas não podem exigir nas listas de material escolar

Por administrador
Governo do Amazonas

Prato Cheio promove palestras sobre alimentação e saúde mental em unidades do Amazonas ao longo de janeiro

Por administrador

Sine Amazonas oferece 111 vagas de emprego em Manaus com cadastro presencial e requisitos detalhados

Por administrador
Governo do Amazonas

Ouvidoria da SSP-AM registra 98,7% de resolutividade em 2025 com 47.322 atendimentos

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?