Há 27 minutos
Por Agência Amazonas
Benefício irá oferecer melhores condições de serviços para mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social
FOTO: Breno Brandão/FPSO Governo do Amazonas realizou nesta sexta-feira (04/02), por meio do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), a entrega de 01 elevador instalado e 01 poço artesiano para a Associação de Apoio às Mulheres Portadoras de Câncer – Lar das Marias. O fomento é oriundo do edital do FPS, e tem o investimento total no valor de R$ 108.940,02. A solenidade ocorreu na sede da associação localizada na avenida Dom Pedro I, 984, bairro Dom Pedro, zona oeste da capital.
Com a instalação do elevador, a entidade irá promover acessibilidade ao andar superior, além de oferecer um melhor atendimento no acolhimento das mesmas, e proporcionar as usuárias, com necessidades especiais, o acesso a todos os cômodos da casa.
Com a perfuração do poço artesiano, o Lar das Marias irá disponibilizar água potável com qualidade tanto para a instituição, como para as famílias da comunidade na qual encontra-se a associação.
Durante o evento, a secretária-executiva do FPS, Kathelen Braz, fez a entrega dos equipamentos. “Venho falar em nome do governador Wilson Lima e da primeira-dama Taiana Lima que é uma alegria imensa estarmos aqui mais uma vez contribuindo com o Lar das Marias. O Governo do Estado tem trabalhado incansavelmente para que possamos apoiar as entidades de todo o Amazonas que oferecem serviços na área social gerando emprego e renda, e que cuidam de crianças, idosos, mulheres e pessoas com deficiência”, ressaltou.
Na ocasião, a secretária do FPS afirmou que futuros editais serão lançados e, com eles, muitas novidades serão colocadas que irão beneficair ainda mais as entidades.
“O FPS é uma Secretária administrada e orientada pela primeira-dama Taiana Lima, e executa suas ações por meio de editais. Neste ano, será lançado um novo edital voltado para o setor social com muitas novidades que dará ainda mais apoio para as instituições que realizam trabalhos sérios voltados aos mais vulneráveis”, infornou Kathelen Braz.
A Associação de Apoio às Mulheres Portadoras de Câncer – Lar das Marias, oferece, atualmente, atendimento para 25 mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social, acometidas por neoplasia, procedentes do interior e de outros estados na região norte em trânsito na cidade de Manaus, com atividades em grupo social em condições de salubridade, segurança, conforto, respeito às diversidades, religião e orientação sexual; acesso à alimentação adequada com a oferta de 6 refeições por dia.
“Nesse momento de muita alegria, agradecemos ao nosso governador Wilson Lima e a primeira-dama Taiana Lima que nos proporcionou o projeto que executa aqui no Lar das Marias, o poço artesiano que irá nos trazer economia e o elevador que beneficiará as mulheres que por alguma razão tenha algum tipo de deficiência física. Mais uma vez o nosso muito obrigado por toda a parceria”. Agradeceu Adelaide Portela, presidente da Associação de Apoio às Mulheres Portadoras de Câncer – Lar das Marias
A entidade também oferece terapia em grupo e individual com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares rompidos ou fragilizados, garantir a autonomia das usuárias de acordo com as suas habilidades e limitações, encaminhamento para a rede de serviços, atividades para a independência e o autocuidado.
Artemisa Carvalho, 32, moradora do município de Barreirinha, luta contra o câncer de mama, e há 30 dias, está sendo atendida pelo Lar das Marias.
“Quero agradecer ao governador e a primeira-dama pelos benefícios e pela ajuda que eles nos trazem, pois com os tipos de tratamentos que fazemos é de muita importância o que hoje recebemos aqui no Lar das Marias”. Agradeceu Artemisa.
FPS
O Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza atua fomentando projetos autossustentáveis, de geração de emprego, renda e inclusão social, que garantem os direitos dos idosos, crianças, adolescentes e pessoas com deficiência e pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.