FOTOS: Lucas Silva/SecomO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, inaugurou, nesta sexta-feira (23/09), mais três laboratórios de robótica em escolas estaduais nos bairros Alvorada e Dom Pedro, na zona centro-oeste da capital. Com as entregas, sobe para 39 o número de escolas beneficiadas com as ações, que integram o projeto Educa+Amazonas, idealizado pelo governador Wilson Lima.Ao todo, 39 laboratórios já foram inaugurados na capital e no interior
A secretária de Educação, Kuka Chaves, destacou que os laboratórios trazem inovação e oportunidades aos alunos da rede pública de ensino.
Foram contempladas com os novos laboratórios as Escolas Estaduais (EEs) Senador Manuel Severiano Nunes e Maria de Lourdes Rodrigues Arruda, e a Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Senador Petrônio Portella.
Tecnologia na educação
“Nós temos levado a inovação, a tecnologia, o sonho, a criatividade e a realidade virtual, a robótica, oportunizando que todos os alunos do estado do Amazonas tenham acesso, não só aqui na capital, mas também nos 61 municípios. Até o final do ano serão 100 laboratórios como esse entregues, não só aqui na capital, mas também em todas as escolas do interior”, afirmou a secretária.
“Há muito tempo nós queremos um laboratório, porque nossos alunos são curiosos, e a tecnologia está aí para realmente buscar essa curiosidade e ajudar na nossa prática educacional. É muito importante, porque nossos professores estão interessadíssimos, querem aprender mais novidades, e nossos alunos também, então vai ser muito útil”, afirmou.
Na EE Senador Manuel Severiano Nunes, no bairro Alvorada 2, a Secretaria de Educação inaugurou o 37º Espaço Maker. A gestora da unidade, pedagoga Miriene de Araújo, ressaltou a importância da abertura desses espaços para a valorização e incentivo aos estudantes.
“É muito bom ter um Espaço Maker como esse nas escolas estaduais, porque eles estimulam aprendizagem na prática. Muitas escolas não têm esse tipo de laboratório, e os alunos podem aproveitar ao máximo as habilidades que eles podem praticar, construir, trabalhar e até podem se identificar com algumas profissões no futuro, por exemplo, engenharia, marcenaria e modelagem 3D como programação”, apontou.
O estudante finalista Luke Franklin, da 3ª série do Ensino Médio, aprovou o novo espaço da escola e ressaltou o estímulo aos alunos com a implantação de um laboratório de robótica.
Na EE Maria de Lourdes Rodrigues Arruda, também no bairro Alvorada 2, os alunos estavam ansiosos para a inauguração do novo Espaço Maker, um laboratório que vai permitir aos estudantes desenvolver metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais, o que será um diferencial na formação.
Aprendizagem diferenciada
“É um espaço criativo onde nós poderemos adentrar nesse mundo da tecnologia. Após a pandemia, nada será o mesmo, nada será como antes, e esse espaço só vem para que essas crianças possam ter esse acesso. A nossa escola fica em uma região onde os pais dos nossos alunos são de baixa renda, então poder oferecer uma estrutura dessa de ponta para nós é gratificante”, ressaltou.
A gestora da unidade de ensino, Cássia Melo, afirmou que o espaço criativo é um presente e garante aos alunos a acessibilidade às inovações tecnológicas de forma educacional. Para ela, contar com o novo espaço no fazer pedagógico é razão de alegria para alunos e professores.
O 39º Espaço Maker foi inaugurado na EETI Senador Petrônio Portella, localizada no bairro Dom Pedro, com a presença da secretária Kuka Chaves, dos gestores da unidade e de representantes da Samsung.
Formação e trabalho
“Como finalista do Ensino Médio, eu achei incrível a experiência, nunca participei de uma escola que criasse um laboratório desse. Eu, como uma futura vestibulanda de Medicina e com amigos, também achei incríveis as ferramentas que a gente pode utilizar, e acredito também que a gente tem vários professores para tocar isso com a gente”, destacou a aluna.
Para a estudante Eshiley Castro, de 17 anos, da 3ª série do Ensino Médio, o laboratório de robótica vai auxiliar, principalmente, a preparar os alunos para a universidade e, consequentemente, para o mercado de trabalho.
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