Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas envia Autoridades de Saúde para investigar casos de doença de Chagas em Amaturá
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas envia Autoridades de Saúde para investigar casos de doença de Chagas em Amaturá

6 de maio de 2022
Compartilhar
4 Min Lidos
Compartilhar

Conforme a secretária municipal de saúde de Amaturá, Janete Eufrásio, os casos suspeitos de doença de Chagas foram identificados na comunidade Caturiá 3, zona rural do município e notificados na quinta-feira (05/05) à FVS-RCP.
Há 35 minutos
Por Agência Amazonas

Reunião com a secretária municipal de saúde de Amaturá ocorreu na quinta-feira (05/05), na FVS-RCP. FOTOS: Divulgação/FVS-RCP e Eduardo Prado/FVS-RCPO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e Fundação de Medicina Tropical – Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), investiga o surgimento de dez casos suspeitos de doença de Chagas em Amaturá (a 909 quilômetros de Manaus). Técnicos das instituições foram enviados ao município nesta sexta-feira (06/05) para agilizar o diagnóstico, tratamento e investigação da origem dos casos.

“As informações ainda são preliminares, mas a rapidez no diagnóstico, tratamento e investigação da origem dos casos é fundamental para o controle da disseminação da doença, e não vamos medir esforços para prestar o suporte necessário ao município”, afirmou o secretário de Estado de saúde, Anoar Samad.

“As informações preliminares são que os casos suspeitos estão ligados à ingesta de açaí. Assim que fomos notificados, a equipe de vigilância foi mobilizada”, informou Janete. Detalhes sobre pacientes e o estado de saúde estão sendo investigados.

A equipe é composta por técnico da SES-AM, médico da FMT-HVD e técnicos da FVS-RCP do Laboratório Central de saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM), do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em saúde (CIEVS-AM), do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) e Departamento de Vigilância Ambiental (DVA), por meio da Subgerência de Entomologia (SGENTO).

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que foi constituída uma equipe para atender e investigar a situação em Amaturá. “Imediamente foi mobilizada uma equipe de técnicos para seguir até Amaturá e verificar a situação in loco. Todos os casos registrados estão sendo monitorados para que possamos identificar a fonte de infecção e interromper a cadeia de transmissão”, afirma.

A investigação epidemiológica dos casos está sendo intensificada pela Secretaria Municipal de saúde de Amaturá, que recebe suporte da SES-AM, por meio da FVS-RCP.

Segundo o chefe do DVA/FVS-RCP, Elder Figueira, essa é a primeira vez, em cerca de 18 anos, que Amaturá apresenta casos de doença de Chagas e que 18 casos suspeitos estão sendo revisados. “A princípio, os casos receberam diagnóstico de malária, mas, durante a revisão de lâminas do exame, foi observada a presença do parasita Trypanosoma cruzi, havendo confirmação laboratorial da doença”, disse Elder.

A principal forma de prevenção é a inspeção visual e a captação dos frutos antes da preparação e manipulação dos alimentos.

Equipe segue para o município nesta sexta-feira (06/05).FOTOS: Divulgação/FVS-RCP e Eduardo Prado/FVS-RCP Transmissão

O parasita Trypanosoma cruzi é o agente etiológico da doença de Chagas. No Amazonas, a principal forma de transmissão da doença ocorre por meio de ingestão de suco de açaí contaminado.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado, entre elas a doença de Chagas, por meio do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA/FVS-RCP).

Além do açaí, outros alimentos podem estar envolvidos na transmissão oral do parasita, como frutas, vegetais e respectivas preparações, como suco de cana de açúcar, buriti e bacaba.

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. O contato telefônico do DVA/FVS é o (92) 3182-8547.

Tags:AmaturáGoverno do AmazonasManaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Chuva em Manaus provoca 45 atendimentos do Corpo de Bombeiros entre 20h de domingo e 8h de segunda

Por administrador
Governo do Amazonas

Amazonastur recebe 2.036 turistas do navio MS Volendam no Porto de Manaus durante temporada de cruzeiros

Por administrador
Governo do Amazonas

Hospital HPS Dr. João Lúcio Pereira Machado pede apoio para localizar familiares de Antonio Ferreira de Moraes desde 31 de outubro de 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Concerto Crianças Unidas do Brasil 2025 reúne orquestra, crianças e famílias no Teatro Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Mundo Encantado do Natal começa no Parque Rio Negro com shows, fanfarra e atividades para crianças

Por administrador
Governo do Amazonas

Laura Abrantes termina 2025 como destaque do jiu-jítsu ao vencer o Mundial Kids em São Paulo

Por administrador
Governo do Amazonas

Detran-AM realiza Detran de Portas Abertas na sede e registra 497 atendimentos no sábado

Por administrador
Governo do Amazonas

Concerto Crianças Unidas do Brasil 2025 reúne orquestra e crianças no Teatro Amazonas em apresentação gratuita neste domingo

Por administrador
Governo do Amazonas

Programação natalina no Parque Rio Negro reúne mais de cinco horas de atrações culturais em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Fábrica do Papai Noel e Vila do Natal estreiam programação em Manaus com sessões lotadas

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas lança Natal Itinerante para aproximar festas natalinas de bairros e municípios

Por administrador
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação do Amazonas homenageia 68 diretores escolares por práticas de gestão democrática e inclusiva

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?