LEGENDA: Novo boletim foi publicado nesta sexta-feira (11/06) no site da FVS-RCP. FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP e Divulgação/FVS-RCPO Governo do Amazonas segue monitorando o cenário epidemiológico da Covid-19 no estado, e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), convoca a população para a vacinação para evitar a disseminação da doença. Um novo boletim epidemiológico ampliado, abrangendo o período de 25 de maio a 7 de junho, está disponível em https://bit.ly/3xDiI7L.
Há 48 minutos
Por Agência Amazonas
Novo boletim epidemiológico está disponível no site da FVS-RCP
“Enfatizamos sempre que a vacinação é a nossa principal ferramenta contra a Covid-19 e demais doenças imunopreveníveis. Por isso, no sábado, dia 11, teremos o Dia D da Multivacinação, que vai contemplar todos os municípios simultaneamente. Convocamos a todos que busquem atualizar a caderneta de vacinação”, destaca Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.
Nos 14 dias analisados, não houve registro de óbito pela doença. Durante o ano de 2022, conforme o boletim, foram registrados 252 óbitos em pessoas com idade contemplada pela campanha de vacinação contra a infecção (população de 5 anos ou mais). Desses 252 óbitos por Covid-19, 22%, o correspondente a 56 pessoas, não tinham o esquema vacinal atualizado contra a infecção.
Entre as internações registradas em 2022, no referido período, 52% foram de pacientes com idade acima de 60 anos. Entre os hospitalizados com essa faixa etária, 63% possuem pelo menos um fator de risco, como cardiopatias e diabetes.
Conforme o boletim, há redução de 33% na média diária de casos da infecção no estado no período analisado. Já a ocupação de leitos em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), destinados para pacientes com Covid-19, variou de 1 para 2 leitos ocupados nas redes pública e privada de saúde.
No interior, os municípios que apresentaram maior taxa de incidência da infecção foram São Gabriel da Cachoeira (147 casos por 100 mil habitantes) e São Paulo de Olivença (30,5 casos por 100 mil habitantes). Já a capital do estado, Manaus, apresenta incidência de 3,4 casos por 100 mil habitantes. A lista das 15 maiores incidências está disponível no boletim ampliado, disponível no site da FVS-RCP.
Incidência
No período analisado, de 25 de maio a 7 de junho, foram 174 casos confirmados, correspondendo a uma taxa de incidência de 4,1 casos por 100 mil habitantes no estado.