Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Governo do Amazonas publica decreto que permite desapropriação das áreas do novo Prosamin+
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas publica decreto que permite desapropriação das áreas do novo Prosamin+

25 de janeiro de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

FOTOS: Divulgação / UGPEManaus 18.01.2022 – UGPE INICIA 2ª ETAPA DA CERTIFICAÇÃO DOS IMOVEIS CADASTRADOS PELO PROSAMIN+ NA COMUNIDADE DA SHARP. FOTO:TIAGO CORREA_UGPEO Governo do Amazonas publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) decreto referente ao processo de desapropriação e reassentamento na área de abrangência do NOVO programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O decreto N.º 45.115, de 19 de janeiro de 2022, declara de utilidade pública e interesse social, para fins de desapropriação, áreas urbanas específicas da cidade de Manaus, denominada de “Manaus I”, com vistas à implementação de ações de intervenção do Prosamin.
Há 45 minutos
Por Agência Amazonas

O programa abrangerá 340 mil m² ao longo do Igarapé do 40, entre as zonas sul e leste de Manaus

Conforme explica o coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), engenheiro civil Marcellus Campêlo, o NOVO decreto é referente ao processo de desapropriação e reassentamento de aproximadamente 2.580 famílias da área de abrangência do Prosamin+.

O NOVO Prosamin+ abrangerá 340 mil m² ao longo do Igarapé do 40, entre as zonas sul e leste de Manaus, no trecho que vai da área conhecida como Manaus 2000, na avenida Rodrigo Otávio, no Japiim, até a Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes. No local, serão executadas obras de requalificação urbanística, dentre as quais o revestimento do canal do igarapé com a recomposição da vegetação, saneamento básico com coleta e tratamento de esgoto e água tratada, drenagem urbana, construção de habitações e o reassentamento de famílias que moram na área.

“Ficam declaradas de utilidade pública e interesse social, para fins de desapropriação as acessões, benfeitorias e eventuais terras de propriedade privada, localizadas nas Zonas Leste e Sul da Cidade de Manaus, em trechos específicos dos bairros Armando Mendes, Coroado, Zumbi dos Palmares, Japiim e Distrito Industrial, concentradas no Igarapé do Quarenta, pertencentes à Bacia Hidrográfica do Educandos, conforme Memorial Descritivo das Áreas Urbanas de Intervenção e Poligonal contido no Anexo Único, que passa a integrar o presente decreto para todos os efeitos legais”, diz o decreto em seu Art. 1.º

“Cada ação exige um decreto específico. No mês de dezembro, foi publicado o decreto que declarava a área de interesse público para a realização das ações socioambientais e de requalificação urbanística, ou seja, garantindo a realização das obras no local. Já o NOVO decreto torna área de interesse público para a desapropriação, ou seja, é o instrumento que vai permitir que o estado desaproprie os imóveis e reassente aquelas famílias das áreas de risco de alagação ou que estão na área de intervenção das obras”, explicou o coordenador.

Em outro trecho, o decreto afirma que “fica a expropriante autorizada a invocar urgência, para fins de imissão na posse das acessões, benfeitorias e eventuais terras de propriedade privada inseridas nas áreas descritas no anexo deste decreto.

Ainda conforme o decreto, fica a Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab), com auxílio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), autorizada “a promover a desapropriação de que trata este decreto, assim como a realizar todas as ações atinentes à implantação do projeto, à conta dos recursos oriundos de contrato de empréstimo, a ser firmado entre o Estado do Amazonas e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que serão repassados ao fundo estadual de Habitação (FEH) por meio da UGPE, órgão executor do Programa”.

Sobre a UGPE – A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) é um órgão do Governo do Amazonas. Tem por missão planejar e executar políticas públicas voltadas à promoção de melhorias nas áreas de saneamento básico, urbanismo e socioambiental.

Imóveis identificados – Desde 2020, a UGPE trabalha na área e já identificou todos os imóveis e as famílias que precisarão sair das obras. Há cerca de dois meses, está entregando os certificados dos imóveis que receberam o selo do Prosamin+ para iniciar o processo administrativo junto à Suhab.

A UGPE executa os projetos de implantação do Prosamin+. Com as obras do Programa, o objetivo é contribuir, de forma sustentável, para a melhoria dos problemas socioambientais e urbanísticos da população residente nas áreas de abrangência.

Tags:Estado do AmazonasGoverno do AmazonasManaus
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Chuva em Manaus provoca 45 atendimentos do Corpo de Bombeiros entre 20h de domingo e 8h de segunda

Por administrador
Governo do Amazonas

Amazonastur recebe 2.036 turistas do navio MS Volendam no Porto de Manaus durante temporada de cruzeiros

Por administrador
Governo do Amazonas

Hospital HPS Dr. João Lúcio Pereira Machado pede apoio para localizar familiares de Antonio Ferreira de Moraes desde 31 de outubro de 2025

Por administrador
Governo do Amazonas

Concerto Crianças Unidas do Brasil 2025 reúne orquestra, crianças e famílias no Teatro Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Mundo Encantado do Natal começa no Parque Rio Negro com shows, fanfarra e atividades para crianças

Por administrador
Governo do Amazonas

Laura Abrantes termina 2025 como destaque do jiu-jítsu ao vencer o Mundial Kids em São Paulo

Por administrador
Governo do Amazonas

Detran-AM realiza Detran de Portas Abertas na sede e registra 497 atendimentos no sábado

Por administrador
Governo do Amazonas

Concerto Crianças Unidas do Brasil 2025 reúne orquestra e crianças no Teatro Amazonas em apresentação gratuita neste domingo

Por administrador
Governo do Amazonas

Programação natalina no Parque Rio Negro reúne mais de cinco horas de atrações culturais em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Fábrica do Papai Noel e Vila do Natal estreiam programação em Manaus com sessões lotadas

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas lança Natal Itinerante para aproximar festas natalinas de bairros e municípios

Por administrador
Governo do Amazonas

Secretaria de Educação do Amazonas homenageia 68 diretores escolares por práticas de gestão democrática e inclusiva

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?