FOTOS: Divulgação/Sepror e Divulgação/SecomO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou, na terça-feira (15/02), ações de fomento e incentivo à pesca e à agricultura de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). Na ação, com a participação do governador Wilson Lima, a Sepror celebrou termo de fomento com três entidades de pesca para o repasse de 100 motores rabetas, beneficiando pescadores da região, e entregou 300 mudas de citros (laranja e limão), que vão alavancar a produção dos agricultores.
Há 20 minutos
Por Agência Amazonas
Foram entregues 100 motores rabetas e 300 mudas de citros no município
A Colônia de Pescadores Z09, a Associação Mista de Agricultores Familiares e Pescadores e a Associação de Pescadores e Pescadoras Artesanais do município foram as entidades beneficiadas com as rabetas.
O repasse integra o conjunto de ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, por meio do programa Agro Amazonas, executado pela Sepror, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf).
Os equipamentos são os mais utilizados pelos pescadores ribeirinhos, por serem econômicos no consumo e pela sua praticidade na atividade de pesca. Além disso, facilitam o transporte dos pescadores na principal via de locomoção, que são os rios, lagos e igarapés.
“Nunca tinha visto um governador empenhado com a nossa categoria. Somos três entidades de pesca aqui em Manacapuru e estamos vendo que o governador está preocupado com os nossos pescadores. Uma melhoria com a doação dessas rabetas para que eles possam chegar até os lagos e pescar o sustento para sua família”, disse Marcos Bindá, presidente da Colônia de Pescadores Z09.
Kit mudas
FOTOS: Divulgação/Sepror e Divulgação/SecomAinda durante a visita do governador Wilson Lima ao município, foram entregues 10 kits de mudas de citros (20 de laranja e 10 de limão), totalizando 300 mudas, aos agricultores familiares. A iniciativa trouxe satisfação para o produtor e presidente da Comunidade Novo Amanhecer, Francisco Mota.
Ao todo, serão entregues 430 rabetas, que somam investimentos em recursos financeiros na ordem de R$ 333 mil.
Ao todo, 2.900 agricultores serão beneficiados com 16.411 kits de mudas de citros. Cada produtor está recebendo 20 mudas de laranja e 10 mudas de limão, totalizando 87 mil mudas.
“Esse benefício que estamos recebendo hoje é muito bom, pois influencia os produtores rurais a produzir mais e para que tenham mais iniciativa com esse apoio do governo”, destacou Francisco.