Foto: Divulgação/SeprorO Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Prefeitura Municipal de Boa Vista do Ramos e a Colônia de Pescadores Z-15, promoveram, de quinta-feira (21/07) a sábado (23/07), a “Capacitação em Beneficiamento de Pescado com Ênfase na Retirada de Espinhas de Peixes”, voltada para feirantes, pescadores, piscicultores e público em geral daquele município.Parceria entre Sepror e Prefeitura capacitou 11 participantes do município
Foto: Divulgação/SeprorA primeira oficina ocorreu pela manhã no horário de 8h às 12h e das 14h às 18h, respectivamente, e capacitou 11 participantes. Durante a capacitação os alunos executaram a parte prática, com o beneficiamento do pescado que consiste na retirada das vísceras e bandagem de tambaqui, seguida pela retirada de espinhas em formato Y.
A oficina realizada em Boa Vista do Ramos (distante 271 quilômetros de Manaus), foi ministrada na sede da Colpesca Z-15 pela técnica em recursos pesqueiros, Nalva dos Santos; a engenheira ambiental Gláucia Lima; e o assessor Nilton César, da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror, que abordaram as boas práticas na manipulação do pescado, com ênfase na retirada de espinhas de tambaqui.
O post Governo do Amazonas realiza capacitação para pescadores em Boa Vista do Ramos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.
Os alunos também utilizaram as sobras das retiradas de espinhas para processamento e, assim, obter o picadinho de peixe, evitando o desperdício. O picadinho é um subproduto que pode ser utilizado para preparo de almôndegas, fishburguer, empanados, recheios para salgados, dentre outros.