Para os idosos, a orientação é que continuem a usar as máscaras em todos os locais
O governador do Amazonas Wilson Lima anunciou que recomendará a desobrigação de usar máscaras em ambientes abertos no estado, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (11).
“A partir de hoje nós estamos publicando um decreto recomendando a desobrigação do uso de máscaras em ambientes abertos em todo o estado do Amazonas”, afirmou. O decreto será assinado nesta sexta-feira e publicado neste sábado (12), quando começa a valer, informou Lima.
Para os idosos, a orientação é que continuem a usar as máscaras em todos os locais. “E recomendamos para aquelas pessoas que tem acima de 70 anos de idade que usem as máscaras porque essas são as que estão agravando e são as que em maior condição de vulnerabilidade”, disse o governador.
Em relação uso da proteção contra a Covid-19 em ambientes fechados, Lima afirmou que ainda está sendo avaliado. “Daqui a 20 dias vamos avaliar a possibilidade de desobrigar o uso de máscara no Estado do Amazonas, e aqui especificamente a gente fala no caso dos ambientes fechados”.
Lima explicou que cada prefeitura terá a liberdade para escolher se desobriga ou não o uso da máscara em ambientes abertos.
“O que o Estado está fazendo hoje é editando um decreto com recomendações. E aí cada prefeitura vai tomar a sua decisão de acordo com a sua realidade. E aí se o município tiver condições de colocar em ambiente aberto ele vai colocar sem o uso da máscara. Se entender e a equipe de vigilância entender ‘não, agora a gente não consegue fazer isso’, ela não vai liberar”, esclareceu.