FOTOS: Bruno Zanardo/SecomA merendeira escolar Elza Maria Almeida, 28, foi uma das primeiras a chegar na Escola Estadual Manoel Rodrigues, no bairro Armando Mendes, zona leste de Manaus, na manhã deste sábado (19/03), em busca da emissão da segunda via do RG. Moradora do bairro há mais de 10 anos, ela aproveitou para atualizar a documentação na primeira edição do programa Governo Presente, que leva serviços públicos estaduais para mais perto da população.
Há 33 minutos
Por Agência Amazonas
Primeira edição realizada no bairro Armando Mendes registra alta procura por serviços públicos estaduais
Lançado hoje (19/03) pelo governador Wilson Lima, o programa contempla ações antes realizadas por meio dos programas Muda Manaus e Amazonas Presente em bairros da capital e em municípios do interior. O objetivo é aproximar ações de cidadania, segurança, esporte, cultura, fomento e saúde da população.
“Beneficia e ajuda bastante, porque tem gente que não tem tempo, tem gente que não tem dinheiro para pagar passagem e correr atrás dessas coisas. Quero agradecer por essa ação porque me ajudou bastante”, disse Elza, que também garantiu a primeira via do RG da filha de 13 anos.
Com o serviço de segunda via do documento, o Estado atende uma demanda de moradores da Comunidade da Sharp, área de atuação do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). A documentação é necessária para dar andamento às ações do programa.
A emissão de documentos está entre as ações mais procuradas pela população. Os postos têm capacidade para emitir até 1 mil RGs, sendo 250 primeiras vias e 750 segundas vias.
Vacinação – A imunização contra a Covid-19 também está entre os serviços mais buscados na zona leste.
FOTOS: Bruno Zanardo/SecomA primeira edição do Governo Presente conta ainda com emissão de carteiras do passe livre a estudantes, numa parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto, e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram); e das Carteiras de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD) e da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e do Passe Legal, coordenadas pela Sejusc.
A vacina também foi disponibilizada para menores de 12 anos. A autônoma Erica Pereira, 36, levou a filha Maya Almeida, de 8 anos, para atualizar o esquema vacinal.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), levou profissionais para a aplicação de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses de vacina contra a Covid-19.
Na área de saúde também são realizados exames básicos, como aferição de pressão arterial, glicemia e IMC na Estação do Coração; verificação de demandas por procedimentos ginecológicos e orientações na Estação da Mulher; captação de pacientes mulheres que aguardam procedimentos cirúrgicos ginecológicos no Sistema de Regulação (Sisreg); atividades voltadas à saúde mental com disponibilização de psicólogos na Estação Mente Zen; além de orientação nutricional.
“Hoje nós viemos tomar a segunda dose e é importante, todos nós devemos tomar sim, para voltar ao normal da nossa rotina. Vamos dar a vacina aos nossos filhos, para ficarem saudáveis como nós”, aconselhou a moradora do Armando Mendes.
O Governo Presente conta ainda com ações nas áreas de esporte cultura, fomento, segurança, assistência social, educação e habitação; além de atendimentos do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) e Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).