Foram 3 mil atendimentos registrados de janeiro a 27 de abril deste ano
MANAUS – Nos três hospitais e prontos-socorros adultos de Manaus, 70% dos leitos destinados para pacientes ortopédicos são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito, informa a Secretaria de Estado de Saúde. Foram 3 mil atendimentos.
Os dados foram divulgados na campanha Maio Amarelo, de prevenção a acidentes e segurança no trânsito. Segundo o Detran, ações de conscientização e fiscalização resultaram na redução de 32% nos atendimentos de vítimas por acidentes de trânsitos nos hospitais João Lúcio, 28 de Agosto e Platão Araújo, entre janeiro a abril deste ano.
Mesmo assim, a taxa ainda é alta de ocupação dos leitos. “Nós vimos que 70 a 80% dos leitos, dependendo da unidade, são de pacientes politraumatizados, que tiveram vários traumas, e claro, quase 100% deles são por acidentes de trânsito: motos e veículos. E infelizmente causados pelo excesso de velocidade e a imprudência no trânsito”, disse Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.
Nos três hospitais e prontos-socorros adultos, até quarta-feira (4), havia 180 pacientes internados para tratamento em ortopedia, sendo 125 vítimas de acidentes de trânsito.
Atendimentos
O número de atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito caiu de 4.395 no ano passado, entre janeiro a abril, para 3.001 neste ano, de janeiro a 27 de abril. Segundo a Secretaria, a queda se deve, principalmente, à redução dos acidentes envolvendo motocicletas, que foi de 43,4%, saindo de 3.062 para 1.733 entradas.
Porém, houve aumento de 44% das vítimas de acidentes de carro, saltando de 431 para 621 atendimentos. Os atropelamentos também apresentaram queda de 35,4% e ainda 16,9% dos acidentes foram com causa não especificada.