FOTO: Divulgação/IdamO Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas realizou nesta terça-feira (22/03), em Santo Antônio do Içá (distante 881 quilômetros de Manaus), juntamente com a equipe de nutrição da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o planejamento das compras dos produtos regionais da agricultura familiar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), executado pela Prefeitura daquele município, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Há 20 minutos
Por Agência Amazonas
Chamadas para este ano têm um valor somado de R$ 320 mil em recursos para o município
Conforme a técnica agrícola e gerente da unidade local do Idam em Santo Antônio do Içá, Gilciane Plácido Braule, os editais para agricultores familiares indígenas e não indígenas foram finalizados e entregues para o lançamento oficial deste ano. As chamadas têm um valor somado de cerca de R$ 320 mil em recursos aplicados para contribuir com a segurança alimentar e nutricional dos alunos da rede básica de ensino e aos agricultores familiares do município de Santo Antônio do Içá.
A ação é produto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), Idam, Secretaria Municipal de Proteção Animal (Sempa), a Comissão de Chamada Pública da Prefeitura de Santo Antônio do Içá e a assessoria do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar-CECANE/UFAM.
Para a gerente de Apoio à Organização de Produtores, Joyce Magalhães, ações como essa são resultado dos trabalhos de capacitação de agentes de desenvolvimento que Idam tem realizado.
“Ressaltamos o papel do Idam no apoio para a realização das atividades de campo, como pesquisa de preços, reuniões e oficinas para a atualização dos produtos da Chamada Pública Geral e Indígena, e participação na elaboração dos editais”, disse Gilciane.
PNAE
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um programa do governo federal que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.
“Através do Curso Agentes de Desenvolvimento de Organizações, promovido pela Gerência de Apoio a Organização de Produtores (GEORP), está sendo possível a formação e nivelamento dos técnicos, de diversas unidade locais do IDAM, sobre os temas relacionados às organizações de produtores e as chamadas públicas, orientando um número maior de produtores em todo o Estado e, consequentemente, resultando em mais experiências exitosas para o público alvo da instituição, como acesso às políticas públicas, por exemplo”, concluiu Joyce.