FOTO: Weslen SimplícioResponsável pelos projetos gráficos e editoriais realizados pela autarquia aos órgãos públicos do Governo do Estado, a Editora da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA) completa dois anos de sua criação nesta quarta-feira (09/11). Por meio da editora, a instituição desempenha a missão de valorizar, promover e priorizar o desenvolvimento cultural e regional de autores nortistas e amazonenses.
Por Agência Amazonas
Instituição faz parceria com órgãos, autarquias, sociedades de economia mista, empresas públicas e serviços sociais autônomos do Governo do Amazonas
Nesses dois anos de existência, João Ribeiro Junior, diretor-presidente da Imprensa Oficial, ressalta a importância da “editora oficial do Estado” para o Amazonas.
Criada no dia 9 de novembro de 2020, a Editora da Imprensa Oficial vem promovendo o conhecimento da arte e da cultura amazonense com obras de interesse coletivo, científico, acadêmico, literário e artístico.
A editora da IOA, em parceria com secretarias, autarquias, fundações públicas, sociedades de economia mista, empresas públicas e serviços sociais autônomos do Governo do Amazonas, é responsável pela criação de projetos gráficos, editoração e diagramação.
“Posso dizer que, acima de tudo, é uma alegria constatar que temos uma editora funcionando aqui, e que dentro dela temos pessoas envolvidas e capacitadas a atender o nosso público alvo, que é o do Governo do Estado. Para nós da Imprensa Oficial, comemorarmos dois anos é uma vitória, e aos 130 anos o órgão segue se reinventando”, afirma João Ribeiro Jr.
A gerente de Serviços Editoriais da IOA, Daniela Cavalcante, assinala a importância do trabalho desenvolvido para os órgãos do Estado nestes dois anos.
Dentre os projetos estão a elaboração das Constituições Federal e Estadual, o “Compêndio de Normas do Coronavírus”, “Manual de Condutas Vedadas” e a edição especial da “Revista da Procuradoria Geral do Estado” comemorativa dos 50 anos da PGE-AM, além do livro “Autobiografia”, do frei Moacir Busarello, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Outras produções podem ser conferidas on-line no endereço www.imprensaoficial.am.gov.br/produtos-e-clientes.
A Editora da Imprensa Oficial promove ainda contratos e convênios com outras editoras e instituições de natureza pública e de fomento à pesquisa, com objetivo de viabilizar publicações de interesse público.
“Nossos serviços editoriais vão auxiliar cada órgão a desenvolver desde trabalhos de literatura até coisas mais simples, como relatórios. Tudo isso a Imprensa pode oferecer para seus clientes. Eu me sinto muito feliz, muito realizada por esse processo todo. Os serviços editoriais são recentes, mas vêm mostrando muito serviço e qualidade, espero que mais trabalhos sejam feitos e consigamos oferecer um bom serviço”, afirmou Daniela.
São 30 páginas de instruções que abrangem desde o envio de arquivos para editoração, formatos, elementos e projetos gráficos, até o fechamento de arquivos para exportação em softwares de editoração.
FOTOS: Weslen Simplício‘Guia para Produção Gráfica e Editorial’
Com o objetivo de orientar os órgãos públicos estaduais de maneira eficiente sobre o fechamento e envio de arquivos para produção gráfica, a Imprensa Oficial publicou o “Guia para produção gráfica e editorial”, documento que reúne informações e orientações sobre o fechamento e o envio de arquivos para impressão e editoração na autarquia.
Canais de atendimento
Para dúvidas e esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato com a equipe da editora por meio dos canais de atendimento, disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h: (92) 2101-7500/7528; e-mail [email protected]; ou ainda pelo site imprensaoficial.am.gov.br, na aba “Atendimento”.
O guia completo está disponível para download no site da Imprensa Oficial do Amazonas (imprensaoficial.am.gov.br), na aba “Gráfica”.