Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Ipaam participa de seminário e recebe prêmio em evento nacional do setor de combustíveis
Governo do Amazonas

Ipaam participa de seminário e recebe prêmio em evento nacional do setor de combustíveis

30 de março de 2022
Compartilhar
6 Min Lidos
Compartilhar

Evento reuniu empresários do ramo de combustíveis, autoridades locais e órgãos públicos para debate sobre o combate a ilegalidades no setor André Mota, assessor jurídico do IpaamFOTOS: José Narbaes/IpaamO Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) participou, na terça-feira (29/03), de evento do Programa Atac (Armazenamento, Transporte e Abastecimento de Combustíveis), voltado ao mercado de combustíveis, e foi reconhecido com prêmio pelo destaque de operação e fiscalização nas atuações de enfrentamento aos malfeitos que atingem o setor no Amazonas, bem como para a legalidade do ramo. O Prêmio Reconhecimento Atac – Região Amazônica 2022 foi recebido por André Mota, assessor jurídico do órgão.
Há 41 minutos
Por Agência Amazonas

Foi conferido ao Instituto o Prêmio Reconhecimento Atac – Região Amazônica 2022

Com ênfase para os riscos e impactos ambientais no transporte e abastecimento de combustíveis na região amazônica, o órgão foi representado na palestra pela assessora de Diretoria Técnica do órgão, Rosivana Pereira. A servidora apresentou a legislação aplicada às atividades e explicou os principais aspectos das etapas de licenciamento ambiental junto ao Ipaam.

O encontro aconteceu no Tropical Executive hotel, no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus, e recebeu empresários de diversas regiões do país, além de órgãos de controle. Antes da premiação, o Instituto marcou presença na palestra do 2° Seminário do Programa Atac, abordando o tema da segurança no transporte de combustíveis por via fluvial.

Transporte fluvial de combustíveis

No caso do transporte fluvial de combustíveis, enquadrado na Lei Estadual n° 3.785/2012, a situação não é diferente. Os trâmites para legalização começam com apresentação de documentos administrativos, detalhamento da atividade, certificados de Segurança de Navegação, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Plano de Atendimento à Emergência e outros recursos.

Rosivana explicou que a regularização ambiental compreende os licenciamentos para localização, instalação e operação e ampliação de empreendimentos ou atividades que possam causar poluição ou degradação ambiental.

Comercialização em postos flutuantes

Para o comércio de combustíveis nos chamados “pontões”, embarcações sem propulsão, que operam em local fixo e determinado para atender o comércio do ramo, a regularização atravessa três fases: licença prévia, licença de instalação e licença de operação.

Apresentadas as informações necessárias, o empreendimento segue para análise técnica, feita por equipe designada pelo Instituto, e, caso compreenda corretamente todos os requisitos, o deferimento no processo finda com a expedição da Licença de Operação.

As operações também são delimitadas pela Lei Estadual n° 3.785/2012.

Além das exigências documentais, nas etapas são requeridos criteriosamente os Estudos Ambientais específicos do projeto, apresentando características ambientais da área e porte do empreendimento, autorização de localização fluvial pela Capitania dos Portos, projeto do Sistema de Tratamento de Efluentes Industriais e Sistema de tratamento de esgoto Sanitário.

Rosivana Pereira, assessora de Diretoria Técnica do órgão – FOTO: José Narbaes/Ipaam“O evento foi muito proveitoso. Agradeço a oportunidade de representar o Ipaam e principalmente de poder ampliar a voz do nosso Instituto no combate às ilegalidades ambientais, inclusive no mercado de combustíveis aqui da região amazônica. É preciso muita prudência, pois estamos falando do transporte e comércio de substâncias danosas sobre as águas, onde qualquer contratempo PODE resultar em danos ao meio ambiente”, pontuou.

Impactos ambientais

Rosivana destacou ainda a necessidade de atenção dos empreendedores para os possíveis riscos e impactos ao meio ambiente, provenientes da execução comercial e transporte desses componentes, como vazamento de combustível, colisões, incêndios, explosões ou tombamentos. Ao final, a assessora também agradeceu pelo espaço concedido ao órgão.

Programa Atac

O evento foi desenvolvido pelo Instituto do Combustível Legal (ICL), entidade constituída por empresas do ramo, que visam a integração e articulação de autarquias públicas e privadas para o combate das ilegalidades no mercado de combustíveis, a fim de preservar a concorrência leal e a integridade das práticas comerciais.

Para maior segurança, o Ipaam exige, durante a tramitação de licenciamento, os Planos de Emergência, divididos em conformidade com a atividade: O Plano de Atendimento à Emergência (PAE) para Transporte Fluvial de Combustível; e o Plano de Emergência Individual (PEI) para Comercialização de Combustíveis.

O primeiro evento foi realizado em outubro do ano passado, na capital do Rio de Janeiro, e teve sua segunda edição em Manaus, nesta segunda e terça-feira (28 e 29/03).

O foco do encontro no Amazonas foi debater o cenário de enfrentamento aos delitos no setor mediante às fiscalizações e regularizações dos órgãos de controle, levando em consideração as condições de transporte do estado, majoritariamente fluviais.

Tags:fiscalizaçãoManausmeio ambiente
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Secretaria de Educação do Amazonas homenageia 68 diretores escolares por práticas de gestão democrática e inclusiva

Por administrador
Governo do Amazonas

Exposição de presépios com tema A Manjedoura no Coração da Floresta fica em cartaz até 6 de janeiro de 2026 no Teatro Gebes Medeiros

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais nas unidades estaduais durante feriado de 08/12

Por administrador
Governo do Amazonas

Programação do Natal em Manaus reúne cultura e economia criativa no Largo de São Sebastião até 6 de janeiro

Por administrador
Governo do Amazonas

10ª edição do Bazar das Mulheres Empreendedoras do Prosamin+ reuniu 35 expositoras nesta sexta-feira (05/12), em 2015

Por administrador
Governo do Amazonas

Hospital da Zona Leste do Amazonas recebe três crianças para broncoscopia vindas de Rondônia na noite desta quinta-feira

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas assina convênio do Asfalta Amazonas para recuperar 8,9 quilômetros de ruas em Borba

Por administrador
Governo do Amazonas

Prosamin+ paga indenizações e auxílio moradia a nove famílias reassentadas da comunidade Sharp em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas anuncia repasse de R$ 160 milhões do FTI para a saúde dos 61 municípios do interior

Por administrador
Governo do Amazonas

Renorcrim resultou na apreensão de 1,7 tonelada de drogas e no bloqueio de bens em operação integrada no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

SSP-AM recebe certificação ISO 9001:2015 após auditoria externa que avaliou 15 setores da pasta

Por administrador
Governo do Amazonas

Sefaz–AM alerta população sobre golpes que usam dados de premiados da Nota Fiscal Amazonense

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?