FOTO: Divulgação/Seduc-AMOs profissionais da educação do município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) recebem, hoje (10/11) e amanhã (11/11), as formações do projeto Trilhas do Saber. A iniciativa é voltada para professores, gestores e administrativos da educação estadual e municipal. O projeto acontece por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
Por Agência Amazonas
Projeto integra o programa Educa + Amazonas, do Governo do Estado
Segundo a gerente de formação do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), Adriana Lisboa, em Itacoatiara, a ação conta com mais de 60 ações formativas.
Para os dois dias de formação serão disponibilizadas 600 vagas para professores, gestores, pedagogos e administrativos. O Trilhas do Saber é dividido em quatro partes: roda de conversa, minicurso, oficina e socialização. Ao final, os participantes recebem certificações de 14 horas.
O Trilhas do Saber visa não apenas a qualificação de professores, mas da equipe gestora e administrativa, como secretários escolares e merendeiros. Para esse público, a formação foi sobre o currículo no chão da escola, comportamento organizacional, competências socioemocionais, projetos de vida e novas perspectivas profissionais.
“Aqui no município, o Trilhas do Saber foi realizado no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Edward Maskel. É sempre uma satisfação trazer o projeto para os profissionais da educação do interior do Amazonas, pois ele aborda as temáticas relacionadas ao fazer pedagógico, com aulas expositivas e dialógicas, debates e socialização de relatos de experiências”, disse.
O projeto já passou por 29 municípios, sendo eles Tefé, Tabatinga, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Caapiranga, Parintins, Codajás, Careiro da Várzea, Carauari, Anamã, São Paulo de Olivença, Borba, Nhamundá, Humaitá, Autazes, Urucurituba, Silves, Nova Olinda do Norte, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Gabriel da Cachoeira, Amaturá, Boa Vista do Ramos, Maués, Santo Antônio do Içá, Iranduba, Manaquiri, Novo Airão, Presidente Figueiredo e, agora, Itacoatiara.