No dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado nesta segunda-feira (21/3), o vereador Jander Lobato (PTB) defendeu, na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), mais inclusão social das pessoas com esse tipo de síndrome. Jander, que tem em seu gabinete um colaborador com Síndrome de Down, pontuou a importância de compartilhar mais conhecimentos sobre esse assunto na sociedade.
“Eu considero importante destacar que, em todas as áreas, as pessoas com síndrome de down precisam ter a oportunidade de serem incluídas, recebendo os apoios necessários, em igualdade de condições com os demais. Acredito que podemos nos unir para defender a inclusão na sociedade das pessoas com síndrome de down, e que não apenas hoje, mas diariamente, possamos estender a mão a esses queridos”, comentou Jander Lobato.
O vereador também destacou o trabalho do colaborador Lucas Geber, em seu gabinete, destacando as suas qualidades no cotidiano da Casa Legislativa. “Em meu gabinete trabalha o Lucas, um funcionário exemplar e muito dedicado que tem Síndrome de Down. Eu fico feliz por poder colaborar com seu crescimento na sociedade. É uma honra receber o seu carinho, e ver o quanto ele é responsável na realização das suas atividades”, comentou o vereador.
A Síndrome de Down não é uma doença. É uma ocorrência genética natural que, segundo estimativas, acontece em um a cada 700 nascimentos, quando há uma divisão celular anormal, que resulta em material genético extra, ou seja, em um 3º alelo do cromossomo 21.
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, a Síndrome de Down ocorre em 1 de cada 700 nascimentos, o que totaliza em torno de 270 mil pessoas com síndrome de down no País. No mundo, a incidência estimada é de 1 em 1 mil nascidos vivos. A data de 21 março foi escolhida por fazer alusão aos três cromossomos no par de número 21 e visa conscientizar a sociedade sobre os aspectos da vida das pessoas com esse tipo de síndrome.
Dia Nacional | Entrou em vigor, no dia 4 de março, a Lei 14.306, de 2022, que institui o Dia Nacional da Síndrome de Down. A norma está publicada no Diário Oficial da União (DOU). A data já constava na agenda da Organização das Nações Unidas (ONU), mas ainda não fazia parte do calendário brasileiro.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador