O vereador Jander Lobato (PSB) destacou a importância da realização de um novo concurso público para o Instituto de Mobilidade Urbana (IMMU), em decorrência do déficit no efetivo de agentes de trânsito na capital. O pleito foi defendido, nesta quarta-feira (11/5), durante a Tribuna Popular realizada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), com o diretor de operações do IMMU, Stanley Ventilari.
A tribuna teve o propósito de discutir sobre melhorias na mobilidade e tratar da conscientização da população sobre acidentes de trânsito, em alusão à campanha “Maio Amarelo”. O proponente foi o vereador William Alemão (Cidadania). Segundo o vereador Jander Lobato, a necessidade de um concurso é promissora para a melhoria dos trabalhos do órgão e na vida da população.
“Conforme a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), para cada mil veículos, é preciso um agente de trânsito; e o Detran-AM diz que há cerca de 920 mil carros em Manaus, daí temos 300 agentes, ou seja, temos uma defasagem 600 agentes. O último concurso foi em 2010, e 340 agentes assumiram, na época. Mas como muitos fizeram outros concursos, e a pandemia, infelizmente, levou muitos colegas, tivemos muitas baixas. Faço um apelo ao Prefeito, e aos colegas da Casa, para que pudéssemos avaliar essa possibilidade de um novo certame”, afirmou o vereador Jander Lobato.
O vereador fez um Indicativo para o prefeito de Manaus, David Almeida, para a realização de estudos técnicos de viabilidade econômica para a concretização do certamente. “Temos uma demanda a ser suprida porque milhares de veículos circulam em nossa cidade, e é preciso buscarmos soluções de melhorias na mobilidade de nossa cidade”, disse Jander Lobato.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador