Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Janeiro Roxo: municípios do Amazonas vão receber ações de rastreio e diagnóstico da hanseníase
Governo do Amazonas

Janeiro Roxo: municípios do Amazonas vão receber ações de rastreio e diagnóstico da hanseníase

15 de janeiro de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar


Há 23 minutos
Por Agência Amazonas

Campanha Nacional contra Hanseníase vai acontecer em todos os municípios do estado

FOTOS: Divulgação/FuhamA Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), por meio da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), está apoiando os municípios do interior do Amazonas nas ações de conscientização, rastreio e diagnóstico de novos casos de hanseníase. A iniciativa está inserida na programação da campanha Janeiro Roxo, mês de sensibilização sobre a doença.

Em todos os 62 municípios do estado, incluindo a capital, os Agentes Comunitários de saúde (ACS) estão aplicando um questionário para identificar casos suspeitos e diagnosticar novos casos de hanseníase nas comunidades onde há cobertura do Programa saúde da Família. A programação da campanha inclui a capacitação dos profissionais de saúde.

“Desde dezembro começamos a trabalhar com o Janeiro Roxo, que é uma ação criada no Brasil para chamar atenção para o grande problema de saúde pública que é a hanseníase. Nos 62 municípios estamos fazendo ações de combate à doença, levando informações para comunidade, fazendo o treinamento dos ACSs, médicos, enfermeiros, e a Fundação Alfredo da Matta vem dando apoio”, explicou José Yranir do Nascimento, chefe do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia da Fuham.

Alguns municípios já realizaram ações visando ampliar o conhecimento da população sobre a doença, com campanhas de conscientização da importância do diagnóstico e tratamento precoce da hanseníase. Palestra, supervisão e análises dos questionários também são realizadas, além da busca ativa de casos suspeitos.

Novas ações – A partir desta segunda-feira (17/01), equipes da Fuham irão visitar os municípios do Careiro, Autazes e NOVO Aripuanã para auxiliar na intensificação da busca de novos casos de hanseníase.

Em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), serão realizadas palestras com os profissionais de nível superior, com os ACSs, além de visitas domiciliares nas famílias que são suspeitas de apresentar a doença e que tiveram questionários preenchidos.

No Careiro (distante 88 quilômetros da capital), serão realizadas palestras nas comunidades , de segunda-feira (17/01) a sábado (22/01), e a distribuição de panfletos informativos para conscientização da população.

Já em NOVO Aripuanã (a 227 quilômetros da capital), também de segunda-feira a sábado, haverá palestras para os profissionais de saúde nas policlínicas e Unidades Básicas de saúde (UBSs), além de ações de sensibilização e de busca ativa de casos suspeitos.

De 19 a 21 de janeiro, será a vez de NOVO Airão (a 115 quilômetros de Manaus) receber ações do Janeiro Roxo.

Dados – De acordo com Fuham, em 2021, foram detectados 340 casos novos de hanseníase no Amazonas. Desse total, 100 (29,4%) eram residentes de Manaus e 240 (70,6%) de outros 46 municípios.

Os municípios que apresentaram o maior número de casos foram: Manaus (100), Careiro (33), Itacoatiara (30), Lábrea (29), Tapauá (14), Humaitá (13), Coari (10), Boca do Acre (nove) e Parintins e NOVO Aripuanã (com sete casos novos em cada).

Conforme a Fuham, atualmente 497 pessoas realizam tratamento para hanseníase em todo o estado, sendo 126 (25,3%) em Manaus e 371 (74,7%) no interior.

Projeto Apeli – A intensificação das ações de combate à hanseníase está inserida no Projeto Apeli – Ação para Eliminação da Hanseníase – que tem como objetivo reduzir a carga de hanseníase no estado.

O projeto visa a detecção precoce de novos casos da doença para início de tratamento imediato, com a quebra da cadeia de transmissão. O diagnóstico precoce também eleva as chances de o paciente não desenvolver deformidades, garantindo maior qualidade de vida a esse paciente.

Nas visitas, as equipes do Projeto Apeli promovem a investigação de contatos (aqueles que convivem com um paciente diagnosticado) e o reforço ao sistema de vigilância epidemiológica, além de realização de campanhas educativas, sensibilização e treinamento de profissionais de saúde, incluindo equipes locais para manutenção das atividades nos municípios.

Tags:AutazesBoca do AcreCareirocoariHumaitáitacoatiaraLábreaManausNovo AirãoNovo AripuanãparintinsTapauá
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Governo Presente leva 1,3 mil atendimentos e distribui cestas e kits bebê no Lago Azul, em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo Presente realiza 1.432 atendimentos em Manaus com consultas e exames até 5 de dezembro

Por administrador
Governo do Amazonas

Sine Amazonas oferece 139 vagas de emprego em Manaus com atendimento das 8h às 14h

Por administrador
Governo do Amazonas

Mutirão de consultas oftalmológicas no Amazonas será descentralizado e agendado via Assistente Virtual

Por administrador
Governo do Amazonas

Detran-AM entrega kits de segurança do projeto Motociclista Legal a motofretistas de Maués no dia 29/11

Por administrador
Governo do Amazonas

Castração gratuita de animais e atendimentos de saúde alcançam moradores do Conjunto Viver Melhor em Manaus

Por administrador

Governador Wilson Lima destina investimentos em Maués para fortalecer setores primário e social durante Festa do Guaraná

Por administrador
Governo do Amazonas

Doação de peixe pelo Governo do Amazonas distribui 15 toneladas de tambaqui e beneficia cerca de 20 mil pessoas na zona norte

Por administrador
Governo do Amazonas

Feirão do Pescado da ADS em Manaus vende mais de 11 toneladas e movimenta R$ 350 mil em dois dias

Por administrador
Governo do Amazonas

Ipaam realiza atendimentos em Barcelos até 02/12 para regularizar pesca esportiva e atividades florestais

Por administrador
Governo do Amazonas

Detran-AM realiza 682 atendimentos durante ação do Governo Presente na Escola CMPM 6 no Lago Azul

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas entrega subsídio Entrada do Meu Lar a cinco famílias e anuncia atendimentos no Governo Presente

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?