O vereador João Carlos (Republicanos) defendeu a criação de mais Conselhos Tutelares na Cidade de Manaus durante discurso no Plenário da Câmara Municipal. Os recorrentes casos de violência contra crianças e adolescentes na região, além do grande número de crianças nos sinais da capital amazonense chamou a atenção do parlamentar.
“Quando uma criança é abusada, ela acaba desenvolvendo outros problemas que acabam com toda sua relação social, como depressão, raiva, ódio, e isso afeta a todo mundo, não só essa criança, o abuso acaba de certa forma, interferindo em toda uma estrutura de vida”, afirmou João Carlos.
O parlamentar, que é o Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Família e Valores Cristãos da Câmara Municipal de Manaus (CMM), lembrou as tratativas de uma Audiência Pública com a presença do Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha. “Já estamos definindo data para a vinda do Secretário Nacional. Precisamos unir todos os Poderes para que os direitos dos menores sejam garantidos como exige a Lei”, defendeu o republicano.
Os vereadores que pediram aparte do discurso de João Carlos, também cobraram mais políticas públicas que possam extinguir a problemática. Segundo os vereadores, Raulzinho (PSDB), Márcio Tavares (Republicanos), Ivo Neto (Patriota) e Eduardo Alfaia (PMN), a cidade de Manaus precisa se unir. “A exploração de crianças e adolescentes é uma realidade e precisamos unir forças para que o ECA seja garantido”, afirmaram.
Em Manaus, mais de 1.500 crianças e adolescentes foram vítimas de violência sexual no período de abril de 2021 a abril de 2022. “A sociedade precisa prevenir e intervir na violação dos direitos das crianças e dos adolescentes e só conseguiremos atingir o objetivo com apoio de todos e o conselho tutelar é o pilar na proteção de crianças e adolescentes”.
Texto e foto: Assessoria de Comunicação do vereador