Palestra ocorreu em alusão à campanha Julho Amarelo – FOTO: Anne Karoline Rodrigues/FVS-RCP Em alusão à campanha Julho Amarelo, de prevenção e controle a hepatites virais, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta segunda-feira (25/07), uma palestra virtual sobre as ações e a situação atual das hepatites virais no Amazonas.Palestra foi transmitida para profissionais de saúde
A apresentação aborda orientações sobre as ações alusivas ao Julho Amarelo, situação atual das hepatites no estado e a atuação da coordenação das ações de controle e prevenção das hepatites virais no estado.
A atividade virtual foi realizada na sede da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, e transmitida via serviço de telemedicina da instituição. A palestra foi realizada com o objetivo de atender profissionais de saúde do interior do estado por meio da internet.
As ações incluem testagens para diagnóstico, tratamento e monitoramento e vacinação contra as hepatites A e B.
Ações da Vigilância em Saúde
No Amazonas, o Programa Estadual de Hepatites Virais é coordenado pela FVS-RCP desde 2022 e é responsável por coordenar e monitorar todas as ações realizadas pelas secretarias municipais de saúde dos 62 municípios do Amazonas em relação à prevenção e controle às hepatites virais.
Em todo o ano de 2021, foram registrados 1.148 casos de hepatites virais no Amazonas, conforme dados consolidados pela Sala de Análise de Situação de Saúde (SASS) da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em 05 de julho de 2022, a partir dos registros realizados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde.
Cenário
O Amazonas apresenta redução de 33,5% nos casos de hepatites. São 360 casos de janeiro a junho de 2022 e 542 casos de janeiro a junho de 2021. Dos 360 casos de hepatites de janeiro a junho de 2022, 226 são em Manaus. Ainda dos 360 casos de hepatites de janeiro a junho de 2022, 4 são de hepatite A, 236 de hepatite B, 108 de hepatite C, 12 de hepatite D. Não há casos registrados de hepatite E no Amazonas.
O post Julho Amarelo: FVS-RCP realiza palestra virtual sobre prevenção e controle de hepatites virais no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.
Referência
A FVS-RCP é responsável pela vigilância em saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP: (92) 2129-2500 e 2129-2502.