Testagem ocorreu em alusão à campanha Julho Amarelo – FOTO: Divulgação/FVS-RCPEm alusão à campanha Julho Amarelo, a coordenação do Programa Estadual de Hepatites Virais realizou, nesta quarta-feira (27/07), a oferta de 800 testagens rápidas para hepatites B e C, no Parque Municipal do Idoso, em Manaus. A ação foi destinada para frequentadores do local e, também, para o público em geral.Ação ofertou testagem para hepatites B e C
“Uma ação importante, não somente por ocasião da testagem, mas também por ser uma ferramenta que oportuniza momento de conscientização e educação em saúde, sobre a importância da prevenção e controle das hepatites virais”, destaca a coordenadora do Programa Estadual de Hepatites Virais no Amazonas, Vanieli Cappellesso.
A testagem ocorre por iniciativa do Programa de Hepatites Virais do Amazonas, na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
FOTOS: Divulgação/FVS-RCPJulho Amarelo
Por meio da campanha Julho Amarelo, o mês de julho se torna referência de luta contra as hepatites virais. A campanha foi instituída no país para reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
Ainda como ação pertencente à campanha Julho Amarelo, o Programa Estadual de Hepatites Virais realizou, também nesta quarta-feira (27/07), uma palestra virtual sobre cenário epidemiológico das hepatites virais e a importância da notificação dos casos dessas doenças. A iniciativa foi destinada para profissionais de saúde de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).
Referência
A FVS-RCP é responsável pela vigilância em saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP: (92) 2129-2500 e 2129-2502.
Cenário
O Amazonas apresenta redução de 33,5% nos casos de hepatites. São 360 casos de janeiro a junho de 2022 e 542 casos de janeiro a junho de 2021. Dos 360 casos de hepatites de janeiro a junho de 2022, 226 são em Manaus. Ainda dos 360 casos de hepatites de janeiro a junho de 2022, 4 são de hepatite A, 236 de hepatite B, 108 de hepatite C, 12 de hepatite D. Não há casos registrados de hepatite E no Amazonas.
O post Julho Amarelo: Saúde realiza testagem rápida para hepatites no Parque do Idoso, nesta quarta-feira apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.