FOTOS: Divulgação /SeasDia Mundial do Meio Ambiente, Festas Juninas, Dia dos Namorados, Campanha de Erradicação do Trabalho Infantil, Violência contra a Pessoa Idosa e Combate às Drogas são alguns dos temas da programação do mês de junho nos Centros Estaduais de Convivência, sendo seis da Família (CECFs) e um do Idoso (CECI) junto à comunidade onde estão inseridos. As instituições são mantidas pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e parceiros, visando fortalecer vínculos entre o poder público e a sociedade.
Há 41 minutos
Por Agência Amazonas
As atividades visam fortalecer os vínculos entre o poder público e a sociedade
Outro tema que vai ser amplamente discutido nos CECFs é a Campanha de Erradicação do Trabalho Infantil, visando sensibilizar a comunidade sobre a prática de exploração infantil. Para isso, serão realizadas rodas de conversa, panfletagem e divulgação nas mídias sociais. Alguns centros vão ter convidados, especialistas que tratam dessa questão, para falar sobre o tema informando o que é exploração infanto-juvenil, considerada uma das piores formas de agressão contra crianças e adolescentes.
A programação inicia com as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho, envolvendo a comunidade na discussão do tema por meio de palestras e rodas de conversa sobre como evitar o desperdício de água, queimadas e a poluição dos igarapés. Também será realizada distribuição de folders explicativos, além da distribuição de mudas de plantas frutíferas e cursos de jardinagem para a comunidade,
‘Drogas nem Pensar’, em alusão ao Dia de Combate às Drogas, será outro tema a ser tratado pelos Centros de Convivência em mês de junho, que vai discutir os danos causados pelo uso das drogas. A campanha será realizada com palestras em escolas estaduais, além de rodas de conversa e panfletagem.
Idosos
O Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado no dia 15 de junho, desde 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), também vai ser tratado dentro dos centros, com os grupos de convivência, por meio de rodas de conversa. Também serão realizadas passeatas, panfletagem e divulgação nas redes sociais sobre os direitos da pessoa idosa e os avanços obtidos.
Convivência
A coordenadora do Projeto Rede de Proteção da Seas, Ítala Rodrigues, informa que as atividades realizadas pelos Centros fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do poder público estadual com a comunidade. “Os CECFs e CECI oferecem serviços de promoção e proteção social com o objetivo de prevenir situações de vulnerabilidade e riscos por meio de atividades de convivência em grupos para fortalecimento de vínculos familiares e comunitários”, sintetizou.
Também haverá o Baile dos Namorados, no CECI, com bandas e apresentação de danças, bingos, bem como, as tradicionais Festas Juninas com vendas de comidas típicas da época e apresentações culturais.