Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Junho Violeta: FUnATI participa de programação alusiva ao combate à violência contra a pessoa idosa
Governo do Amazonas

Junho Violeta: FUnATI participa de programação alusiva ao combate à violência contra a pessoa idosa

15 de junho de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar


Há 5 minutos
Por Agência Amazonas

Ações são voltadas à conscientização e prevenção de maus-tratos sofridos pelos idosos

caminhada em prol da saúde do idoso. FOTOS: Divulgação/FUnATICelebrado em 15 de junho, o Dia Mundial da Conscientização do Combate à violência Contra a Pessoa Idosa atenta para os maus-tratos contra pessoas acima de 60 anos. Para alertar sobre os sinais e prevenir a violência contra esse público, gerontólogos, profissionais da saúde e professores da Fundação Universidade Aberta da terceira idade (FUnATI), e o reitor, Euler Ribeiro, vem participando de uma série de atividades ao lado de outros agentes públicos em prol da saúde física e emocional dos idosos assistidos por essas entidades.

Curso sobre violência Contra a Pessoa Idosa

Gerontóloga Márcia Santoro no curso sobre violência Contra a Pessoa Idosa. FOTOS: Divulgação/FUnATIFOTOS: Divulgação/FUnATIDo dia 6 de junho até a segunda-feira (13/06), as gerontólogas Kennya Mota, coordenadora de ensino da FUnATI e presidente do Conselho Estadual do Idoso do Amazonas (CEI/AM), e Márcia Santoro e Andréia Pitombo, ministraram curso sobre a violência contra Mulheres e Pessoas Idosas. A atividade ocorreu na escola Municipal Dr. Sérgio Alfredo Pessoa, localizada no bairro Presidente Vargas, zona sul de Manaus, de forma gratuita e aberta à comunidade.

capacitação para profissionais da saúde

FOTOS: Divulgação/FUnATIFOTOS: Divulgação/FUnATINa segunda-feira (13/06), os profissionais da Policlínica Gerontológica da FUnATI receberam a capacitação para o preenchimento da Ficha de violência Interpessoal e Autocomprovada para os pacientes que possam ser identificados sofrendo violência doméstica, podendo ser física, psicológica ou abuso financeiro e patrimonial.

Participaram da instrução enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da área administrativa e recepção, que diariamente prestam o atendimento ao idoso e, por diversas vezes, ouvem relatos de abusos sofridos por alguns dos pacientes.

A orientação foi dada pela técnica de violência do Distrito de saúde Oeste, Keyth Viana, que deu mais explicações sobre como o profissional deve lidar ao se deparar com paciente violentado.

A Ficha de Notificação Individual faz parte do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), e deve conter todos os dados pessoais e a descrição da violência ocorrida. O documento é enviado ao Distrito de saúde Oeste e posteriormente encaminhado à delegacia Especializada de Crime Contra o Idoso (Decci) para as medidas necessárias.

caminhada

caminhada em prol da saúde do idoso. FOTOS: Divulgação/FUnATINesta quarta-feira (15/06), Dia Mundial da Conscientização do Combate à violência Contra a Pessoa Idosa, os alunos, o reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, e os gestores da instituição, juntamente com os grupos da terceira idade, conselheiros e parceiros da REDE de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa no Amazonas, participaram da caminhada em prol da saúde do idoso.

A atividade foi promovida pela Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), com o apoio do Conselho Estadual do Idoso do Amazonas (CEI/AM). A caminhada teve o percurso na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus.

Jornada de direitos humanos da Pessoa Idosa

No dia 22 de junho, irá acontecer no Parque Municipal do Idoso, a partir das 8h, a 1ª Jornada de direitos humanos da Pessoa Idosa. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal da Mulher, assistência social e Cidadania, em parceria com a Fundação Dr. Thomas, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, o Conselho Estadual do Idoso do Amazonas (CEI/AM) e a FUnATI.

Dentre as apresentações, estarão a montagem “O Grito”, do Grupo de Teatro Renascer, formado por alunos da FUnATI. O espetáculo apresenta as angústias, dores e os maus-tratos do idoso que é violentado de forma física, psicológica e emocional.

A solenidade também terá a apresentação da cantora e psicóloga da FUnATI, Ketlen Nascimento, além da mesa-redonda com o tema “O papel dos órgãos públicos no atendimento à população idosa”. O encontro contará com a participação do reitor Euler Ribeiro, e a mesa de debate com o tema “Segurança e bem-estar do idoso” será mediada pela professora Kennya Mota.

Tags:Manausviolenciaviolência doméstica
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Fapeam lança editais e celebra Mulheres e Meninas na Ciência com sarau, homenagens e investimentos em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Movimento Mulheres e Meninas na Ciência premia pesquisadora da FVS-RCP e anuncia editais no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Certificação de imóveis do Prosai em Parintins já expediu 659 certificados e segue com 173 pendentes

Por administrador
Governo do Amazonas

PPCDQ-AM aprova 5ª fase do plano para o triênio 2026-2028 e amplia metas de prevenção ao desmatamento

Por administrador
Governo do Amazonas

Auxílio Estadual e Telessaúde ampliam acesso a serviços e entregas em Boca do Acre durante agenda

Por administrador
Governo do Amazonas

Agendamento presencial abre 120 vagas para castração gratuita pelo Castramóvel no Tarumã, Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Carnaval na Floresta: Grupo Especial encerra ensaios técnicos embalado pela força das comunidades

Por administrador
Governo do Amazonas

Emissão de documentos rurais atende mais de 140 agricultores indígenas no rio Ayari em São Gabriel da Cachoeira

Por administrador
Governo do Amazonas

Forças de Segurança prendem 37 por apologia ao crime e apreendem explosivos, drogas e materiais no Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

Polícia Civil do Amazonas alerta pais e escolas sobre bullying e cyberbullying e orienta sobre denúncias, sinais e penalidades

Por administrador
Governo do Amazonas

Operação Águia mobiliza 200 policiais e 50 viaturas para reforçar policiamento em Manaus e Região Metropolitana antes do Carnaval

Por administrador
Governo do Amazonas

Centro de distribuição da Natura em Manaus reduz prazos, corta custos e amplia empregos no Norte

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?