Durante a Sessão Plenária desta segunda-feira (28/3), o vereador Kennedy Marques (PMN) falou sobre duas indicações que protocolou neste mesmo dia, junto ao Executivo Municipal, pertinente a saúde pública, como forma de auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) a preservar a saúde dos animais em situação de rua e de animais cuidados por pessoas de baixa renda, protetores de animais e ONG’s.
Uma das indicações que o parlamentar destaca é de que o município disponibilize os medicamentos pós-cirúrgico para animais que passam por processo cirúrgico de castração junto ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). “Que o município possa avaliar a possibilidade de disponibilizar o medicamento pós-cirúrgico. Falo do antibiótico, anti-inflamatório, da pomada cicatrizante, do colar elizabetano, algo tão barato, mas que faz a diferença na vida na dessas pessoas que cuidam desses animais”, ressalta.
O vereador também trouxe a tribuna o assunto relacionado a esporotricose (micose causada pelo fungo da espécie Sporothrix schenkii), zoonose essa em que Kennedy foi acometido e está em tratamento e fala da necessidade de ser avaliado com urgência pelo executivo municipal antes que se torne uma epidemia. “Por isso que estou aqui, para alertar a Secretaria de Saúde ou do Meio Ambiente, seja quem for que se importe com essa causa, que possa tomar providências preventivas, caso contrário, poderemos ter uma tragédia nessa cidade”, enfatiza o vereador.
Vendo essa necessidade, Kennedy faz uma indicação para que o executivo possa fornecer o medicamento oral e cutâneo para os pets que são identificados pelo CCZ. “Por ser uma doença que está em constante avançado na capital, o mercado não tem concorrência e torna o produto muito mais caro. Por isso, faço essa indicação para que o município possa fornecer esse medicamento de forma gratuita, pois não irá ajudar somente os animais, mas também a saúde pública”, finaliza.
Texto: Julli Guerra – Assessoria de Comunicação do vereador