Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista. FOTO: Arquivo/ManauscultConhecida por sua herança histórica e cultural, Manaus tem lugares que contribuem para o turismo e cultura do estado, como as famosas bibliotecas públicas. A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) destaca duas dicas de bibliotecas públicas que chamam a atenção tanto pela grandiosidade arquitetônica quanto pelos seus acervos disponíveis, sendo ótimas opções para quem quer turistar e conhecer mais sobre a capital amazonense.
Por Agência Amazonas
Amazonastur indica bibliotecas que promovem resgate histórico e turístico na capital
A Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista possui aproximadamente 4 mil títulos no seu acervo, divididos em em áreas temáticas como amazônicas, didáticos, acadêmicos, lúdicos, pedagógicos, além de materiais de inclusão em Braille e audiolivros.
No Centro
A primeira dica é a charmosa Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, que homenageia um dos fundadores do Clube da Madrugada e da União Brasileira de Escritores (UBE) do Amazonas.
Na zona sulA Amazonastur também indica a Biblioteca Mário Ypiranga Monteiro, que fica na zona sul da capital amazonense e possui um memorial dedicado ao professor, advogado, historiador e escritor Mário Ypiranga Monteiro. Com mostruários de suas medalhas, troféus, diplomas, instrumentos de pesquisa e alguns objetos pessoais, ela conta com um extenso acervo com cerca de 16 mil exemplares.
A biblioteca fica localizada no Centro Histórico de Manaus, na rua Monsenhor Coutinho, 529, e o turista pode incluir também no roteiro da visita bares e restaurantes charmosos, que ficam próximos à instituição. O espaço fica aberto ao público de segunda a sexta, de 9h às 17h.
O horário de funcionamento da biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. A entrada é gratuita. Contatos podem ser feitos pelos números (92) 2125-5300 e 2125-530 ou pelo e-mail [email protected].
Por estar localizada no Centro Cultural Povos dos Povos da Amazônia, na avenida Silves, 2.222, bairro Distrito Industrial I, a biblioteca fica rodeada de museus e exposições, proporcionando ao visitante um passeio completo em um único lugar.
Gostou das dicas? Então que tal unir turismo, conhecimento e muita história?