A Prefeitura de Manaus vai inaugurar, nas próximas semanas, em um dos cartões-postais naturais da cidade, a Ponta Negra, zona Oeste, um letreiro oficial, uma tendência mundial que há décadas serve de referência na paisagem, desde metrópoles até símbolos da indústria cinematográfica, como o clássico instalado na Califórnia (EUA), com as gigantes letras brancas de Hollywood.
A prefeitura tem programada a instalação de quatro letreiros turísticos em pontos distintos da capital, todos construídos com recursos de fonte de medida compensatória do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
“O letreiro turístico é uma tendência mundial, com um papel de aumentar a visibilidade de espaços nas cidades. Manaus terá um na Ponta Negra, outro no Centro e os outros dois ficarão na zona Centro-Sul e outro na zona Norte. Estamos buscando as locações, criando links com as referências e atrativos turísticos da capital”, explica o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.
Os letreiros atraem olhares, câmeras e corações por onde são instalados e um dos objetivos do prefeito David Almeida é tornar Manaus ainda mais famosa e querida, ampliando a autoestima da população. Os mobiliários terão a palavra Manaus, corações e uma árvore estilizada, além de trazerem um mosaico de cores para que o público possa interagir com os objetos. O primeiro deles vai ocupar o complexo turístico Ponta Negra.
“Durante as campanhas de saúde, que são simbolizadas pelas cores, como o Outubro Rosa, por exemplo, os letreiros vão ganhar os tons relacionados à campanha da ocasião”, completa Andrade. Os mobiliários da capital estão sendo produzidos por artistas locais.
Além do turismo e de serem pontos instagramáveis, os letreiros ainda vão ter uma funcionalidade social e de alerta à saúde.
Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, a identidade visual da capital é de grande importância para o turismo, uma vez que visitantes e turistas de modo geral sempre levam registros fotográficos ou em vídeos de suas viagens.
Turismo
Ele lembra que algumas cidades brasileiras investiram muito em suas identidades visuais, a fim de que o turista se sinta acolhido e se identifique com o local, passando a ser um importante promotor na divulgação do destino, ampliando a publicidade, ação de marketing e de suas redes sociais.
“O letreiro com o nome Manaus, colorido, será mais um dos pontos de atração do complexo turístico Ponta Negra, um atrativo inovador que vai estimular a autoestima do manauense e de quem escolheu Manaus para morar”, observa Oliveira.
Ícone
“Manaus está ficando cada vez mais colorida, mais alegre e mais cuidada na gestão David Almeida e, por certo irá se tornar o melhor e maior destino turístico da Amazônia brasileira”, destaca.
— — —
Um dos mais antigos letreiros de fama internacional, o de Hollywood, na cidade de Los Angeles, na Califórnia, existe no mesmo lugar desde 1923. São nove letras brancas, que deixaram de ser peças de marketing para habitar o imaginário, desde filmes clássicos até representação de glamour e sucesso. No Brasil e em outros lugares do mundo, como Cancun e Amsterdã, os símbolos passaram a ser referência das cidades, com suas letras gigantes, atraindo turistas para tirar selfies e interagir com o mobiliário.
Foto – Divulgação / Impurb
Texto – Claudia do Valle / Implurb
The post Letreiro turístico será implantado pela prefeitura na Ponta Negra appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.