Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
amazonas-virtual-fundo-transparente
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Portal Amazonas VirtualPortal Amazonas Virtual
Font ResizerAa
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
  • Amazonas
  • Manaus
  • Câmara Municipal de Manaus
  • Cultura
  • Nacional
Follow US
Portal Amazonas Virtual > Blog > Governo do Amazonas > Maio Vermelho: SES-AM alerta para prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais
Governo do Amazonas

Maio Vermelho: SES-AM alerta para prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais

11 de maio de 2022
Compartilhar
5 Min Lidos
Compartilhar

No Amazonas, 1.245 pessoas estão em tratamento da doença. FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM, Arquivo e Lucas Silva/SecomNeste mês de maio, a Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM) alerta para prevenção, diagnóstico e controle das hepatites virais. Esses são os objetivos da campanha Maio Vermelho, realizada com o propósito de sensibilizar a população contra a doença, inflamação do fígado, que muitas vezes não apresenta sintomas, mas PODE ser combatida com a rápida identificação e o início do tratamento.
Há 33 minutos
Por Agência Amazonas

Infectologista ressalta que a rápida identificação e o início do tratamento podem evitar quadros mais graves da doença

De acordo com o infectologista Marcus Guerra, diretor-presidente da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), cada tipo de hepatite é causado por um vírus, gerando hepatites agudas e crônicas, pelos agentes virais A, B, C, D e E, por álcool, por medicamentos e outras toxinas.

No Amazonas, 1.245 pessoas estão em tratamento da doença, sendo 1.124 para hepatite B e 121 para hepatite C, conforme dados da Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). O Ministério da saúde estima que pelo menos 70% da população já teve contato com o vírus da hepatite A e 15% com o vírus da hepatite B. Os casos crônicos de hepatite B e C correspondem a cerca de 1,0% e 1,5% da população, respectivamente.

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM, Arquivo e Lucas Silva/SecomFOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM, Arquivo e Lucas Silva/SecomNo Brasil, as hepatites mais frequentes são dos tipos A, B e C e no Amazonas é o D. O vírus E é menos comum no país, sendo predominante na África e na Ásia. Entre os sintomas da doença, que podem ou não surgir, estão fadiga, dores musculares e nas articulações, dores abdominais, perda de apetite, náuseas, diarreia, febre baixa, além de urina escura, fezes, pele e olhos amarelados.

“As formas agudas geralmente são facilmente detectáveis e de resolução rápida, porém podem evoluir de forma fulminante levando à morte, principalmente quando se vê superinfecção por associação do vírus B e D. Às vezes as infecções evoluem de modo silencioso e ao manifestar-se já se observa sinais crônicos da infecção como ascite, sangramento digestivo, encefalopatia e ginecomastia”, alertou o médico.

“O Amazonas segue a mesma conduta do Ministério da saúde, intensificando suas ações de conscientização. As hepatites virais B e C afetam 325 milhões de pessoas no mundo, causando 1,4 milhão de mortes. As taxas de mortalidade das hepatites B e C podem ser comparadas com as do HIV e tuberculose”, destacou a coordenadora.

De acordo com a coordenadora estadual do programa de Hepatites Virais do Amazonas, da FVS-RCP, Vanieli Cappellesso, a doença é um grande problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

Diagnóstico

A REDE pública de saúde oferece testagem para detecção da infecção pelos vírus B ou C. O teste rápido está disponível nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) das Policlínicas Antônio Aleixo, Codajás, Dr. José Lins, Governador Gilberto Mestrinho, João dos Santos Braga; na FMT-HVD e na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta.

Prevenção

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM, Arquivo e Lucas Silva/SecomO uso do preservativo em todas as relações sexuais; o não compartilhamento de objetos de uso pessoal (barbeador, alicates de unha e seringa); higienização e cozimento correto dos alimentos; lavar as mãos antes das refeições; adoção de hábitos saudáveis; e a vacinação (tipos A e B) são medidas de prevenção das hepatites virais, conforme o infectologista.

O tratamento varia de acordo com o tipo viral da hepatite, cabendo ao médico a prescrição da medicação indicada. É importante seguir as orientações médicas e não interromper o tratamento.

A testagem contra hepatite C é realizada nos Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) Ada Viana e André Araújo. A vacina contra hepatite A e B é ofertada nas Unidades Básicas de saúde (UBSs).

Além do exame para as hepatites B e C, o CTA disponibiliza para a população os testes de HIV e sífilis, além do serviço de aconselhamento e orientação para o acompanhamento na REDE de saúde, para os casos positivos.

Tags:Codajás
Compartilhe esse Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas

Governo do Amazonas detalha obras no Amazonas e investimentos em infraestrutura, saneamento e habitação

Por administrador
Governo do Amazonas

Governo do Amazonas apresenta balanço e destaca Opera+ Amazonas e cirurgias no interior durante abertura da Aleam

Por administrador
Governo do Amazonas

Auxílio Estadual amplia acesso a renda e alimentação no Amazonas e reduz insegurança alimentar em programas sociais

Por administrador
Governo do Amazonas

Governador Wilson Lima apresenta prestação de contas com avanços na saúde segurança educação e economia durante abertura legislativa

Por administrador
Governo do Amazonas

Paciente sem documentos internado em estado gravíssimo no HPS Dr. João Lúcio precisa ser identificado por tatuagens

Por administrador
Governo do Amazonas

Amazonas recebe Embaixada da Irlanda em Manaus para discutir parcerias e redução do desmatamento

Por administrador
Governo do Amazonas

Polícia Civil pede ajuda para identificar suspeitos do roubo a loja de cosméticos no São José Operário

Por administrador
Governo do Amazonas

Primeiro navio da temporada de cruzeiros 2026 chega a Manaus e movimenta economia do Amazonas

Por administrador
Governo do Amazonas

FVS-RCP recebe financiamento para pesquisa sobre tuberculose em comunidades indígenas urbanas de Manaus pelos próximos dois anos

Por administrador
Governo do Amazonas

Apreensão de drogas no Amazonas soma 211 quilos em operação que prendeu quatro suspeitos em Manaus

Por administrador
Governo do Amazonas

Amazonas registra a menor taxa de mortes no trânsito do país em 2025 com 4,12 por 100 mil habitantes

Por administrador
Governo do Amazonas

Prêmio Fapeam de CT&I premia 13 profissionais e professores que fortaleceram a ciência no Amazonas na edição 2025

Por administrador
  • Política de privacidade
  • Termo de Uso
  • Como podemos ajudar?
  • Pedido de remoção
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?