Curso “Mecânica de Salto Alto”. FOTOS: Divulgação/Detran-AMMais de 70 mulheres já estão capacitadas para resolver pequenas panes em seus veículos, como um pneu furado, lâmpada do pisca queimada, entre outros. Elas fizeram o curso “Mecânica de Salto Alto”, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) no último final de semana.
Há 39 minutos
Por Agência Amazonas
Participantes aprenderam como trocar pneu, fazer leitura das luzes do painel e conferir nível de óleo do motor, entre outras verificações de rotina
“Meu veículo acabou batendo o motor e o levei para o conserto, porém o valor era muito alto. Depois disso me aconselharam a procurar uma retífica e, no fim, deu tudo certo e eu economizei”, contou ela, ressaltando a importância desse curso para outras mulheres.
Uma das participantes, a massoterapeuta Leonídia Souza, de 56 anos, inscreveu-se no curso após ter passado por uma situação de cobrança abusiva por parte de um mecânico.
O curso foi ministrado pelo instrutor do Detran Amazonas, Tharson Lima, que dividiu as aulas em conhecimento teórico, no sábado (26/03), e parte prática, no domingo (27/03). As participantes aprenderam detalhes sobre o funcionamento de um motor, da transmissão, dos sistemas de arrefecimento, lubrificação, freio e luzes do painel.
“Um curso dinâmico como esse agrega conhecimento para todas aqui. Aprendemos o funcionamento do motor, o que podemos fazer sozinhas na questão da manutenção do veículo, fora que evita que sejamos enganadas quando o carro precisar de um conserto. O conhecimento adquirido irá nos deixar mais alertas”, enfatizou a massoterapeuta.
Conteúdo
FOTOS: Divulgação/Detran-AMO curso “Mecânica de Salto Alto” ensina noções de mecânica básica, conhecimento do veículo, motor, arrefecimento e refrigeração do motor, escapamento, além de sistemas elétrico, de transmissão, de suspensão e de freios. As aulas também ensinam detalhes sobre a estrutura do veículo e dos pneus e sua troca. Ainda não há previsão para a realização da próxima edição do curso.
“Essa iniciativa é importante, pois, com o conhecimento adquirido aqui, essas mulheres se sentirão mais seguras quando enfrentarem uma situação de pane mecânica em seus veículos e até na hora precisar fazer uma simples troca de óleo”, ressaltou Lima.