A maternidade Dr. Moura Tapajóz, unidade integrante da rede municipal de saúde, da Prefeitura de Manaus, recebe nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29/4, a segunda oficina prática do curso de especialização em Enfermagem Neonatal promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e o Instituto Fernandes Figueira. A oficina, que tem carga horária de 20 horas e está sendo realizada no auditório da unidade, localizada na Compensa, zona Oeste, aborda os temas “Método Canguru”, “Reanimação Neonatal”, “Transporte de Alto Risco”, além de “Prevenção e Indicadores de Hipotermia”.
Com o QualiNeo, o Ministério da Saúde passou a oferecer, por meio da Coordenação-Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM), apoio técnico à maternidade, de forma sistemática e integrada, buscando a formação e a qualificação do cuidado e da gestão a partir do estabelecimento de relações colaborativas, promovendo interações, trocas de experiências e conhecimento.
O curso de especialização integra as ações do QualiNeo, estratégia à qual a Moura Tapajóz aderiu em março de 2021 criada pelo Ministério da Saúde para reduzir as taxas de mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção aos recém-nascidos nas maternidades.
Ele acrescenta que os quatro enfermeiros que participam da especialização representando a Moura Tapajóz atuam nas Unidades Neonatais que, conforme portaria do Ministério da Saúde, são subdivididas em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin); Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (Ucinco); e Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca).
O gerente de Enfermagem da MMT, enfermeiro obstetra Everton de Freitas Gomes, destaca a importância das oficinas. “As oficinas têm o intuito de realizar a qualificação dos enfermeiros na assistência neonatal para a redução dos indicadores de saúde, como a mortalidade nesse coeficiente”, explicou. “Além das atividades teórico-práticas, também faremos uma visita à maternidade e, posteriormente, avaliaremos e discutiremos tudo que foi visto”, ressalta.
As oficinas práticas do curso vão ocorrer durante seis meses, com aulas presenciais uma vez ao mês e os enfermeiros participantes têm por objetivo disseminar os dez passos do cuidado neonatal.
Em Manaus, além da Moura Tapajóz, também possuem representantes na especialização as maternidades Ana Braga, Balbina Mestrinho, Dona Nazira Daou e Instituto da Mulher Dona Lindu. O primeiro encontro do curso de especialização ocorreu em março, no auditório do Instituto da Mulher Dona Lindu, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.
Texto – Marcella Normando/Semsa
— — —
Foto – Divulgação/ SemsaThe post Moura Tapajóz recebe oficina prática de Especialização em Enfermagem Neonatal appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.