A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), realizou nesta segunda-feira, 19/9, a solenidade de abertura da 16ª edição da Primavera dos Museus, que tem como tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias”, que propõe renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.
“O evento ocorre até o dia 25 de setembro, e acontece simultaneamente em todo país, e Manaus mais uma vez vem trazendo histórias ricas em cultura, fatos e acontecimentos. A população terá nesses próximos cinco dias a chance de conhecer a fundo temas importantes que só nos engrandecem intelectualmente”, disse o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.
O objetivo é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros. Em Manaus, a programação vai ocorrer nos seus mais variados espaços públicos, além do Museu da Cidade de Manaus (Muma), participarão também a Biblioteca Municipal, o Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), o Pavilhão Universal e o Centro Cultural Óscar Ramos. Palestras, sarau e visita guiada serão as dinâmicas utilizadas para conversar com a população.
A expectativa neste ano é que mais de 100 pessoas participem da programação da 16ª Primavera dos Museus. Os interessados podem realizar as inscrições no link https://primaveradosmuseus.manaus.am.gov.br/participante/novo.
“Este encontro, que tem como proposta discutir a memória, as personalidades que de alguma maneira contribuíram para a construção da nossa sociedade, é significativo principalmente levando em consideração que um dos autores homenageados é o professor Samuel Benchimol, que é um dos maiores intelectuais da Amazônia, um dos grandes empreendedores, um dos grandes professores da Universidade Federal do Amazonas e um homem muito preocupado com nossa cidade e principalmente com a preservação do meio ambiente”, disse o presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Tenório Telles.
Museu de Manaus
O Museu da Cidade de Manaus, localizado no Paço da Liberdade, no centro histórico, que também fará parte da programação da 16ª edição da Primavera dos Museus já está funcionando em sua totalidade. O visitante não precisa fazer agendamento para conhecer as dependências e pode comparecer de segunda a sexta-feira, em horário comercial.
— — —
Foto – Oliveira Júnior / Manauscult
Texto – Flávia Moura / Manauscult
The post Museus de Manaus integram a programação especial da 16ª edição da Primavera dos Museus appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.
Em anexo