Durante o mês de janeiro, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), tem intensificado a busca ativa de casos suspeitos de hanseníase em domicílios. A ação, em alusão ao “Janeiro Roxo”, destina equipes treinadas de Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) a 12 bairros de Manaus. A estimativa é que sejam realizadas 5.530 entrevistas em 1.106 imóveis. Fazendo parte da ação, a ACS Elizete da Silva Oliveira, de 44 anos de idade e 23 como servidora da Semsa, sente orgulho de colaborar com a saúde da população, mesmo estando longe dos consultórios e unidades de saúde.
“Eu me sinto muito envolvida e orgulhosa ao ajudar a população, orientando sobre a hanseníase e outras doenças. Por meio de nosso trabalho de diagnóstico precoce garantimos o tratamento em tempo oportuno na UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima”, destacou Elizete.
A hanseníase é uma doença infecciosa crônica, causada pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae). Sua transmissão ocorre quando uma pessoa doente, sem ter iniciado o tratamento, elimina o bacilo por meio de secreções nasais, tosses ou espirros. A transmissão requer um convívio próximo e por tempo prolongado, por isso a busca ativa é tão importante no combate à doença.
“Neste ano melhoramos nossa forma de abordagem indo além de passeatas e palestras. Com a busca ativa temos questionários, que vêm mostrando melhores resultados, deixando os usuários mais à vontade para as respostas, conseguindo alcançar nosso objetivo de trazê-los até o atendimento na UBS”, explicou Elizete.
Após a visita dos ACSs aos domicílios, os formulários das entrevistas, devidamente preenchidos, serão encaminhados para avaliação pelas equipes das unidades de saúde mais próximas das residências. Dependendo do caso, com a confirmação da suspeita da hanseníase, será feito o agendamento para consulta com uma equipe especializada para confirmar ou descartar o caso. A consulta vai ocorrer no período de 19 a 21 de janeiro em 11 unidades de saúde, com médicos dermatologistas, fisioterapeutas, médicos clínicos e enfermeiros.
Saúde na comunidade
A hanseníase não é a única área de atuação dos ACSs. Ao longo do ano, eles realizam diariamente visitas, fazendo a orientação e prevenção das famílias com médicos e enfermeiros.
“Nós nos preparamos diariamente. Saímos a rua para fazer todo o tipo de levantamento, dentro da nossa região, como da vacinação, de crianças, de idosos, de grávidas, dos adolescentes, de hanseníase, tuberculose, HIV e outras ISTs, entre outras situações, e também fazemos as buscas ativas diariamente com médicos e enfermeiras onde fazemos as consultas, preventivos, vacinação, hipertensão, diabete, planejamento familiar e diversos outros serviços”, concluiu Elizete.
NOTA
Inscrições para cadastro de artesãos
The post Nas ruas, agentes comunitários colaboram para melhoria da saúde da população appeared first on Prefeitura Municipal de Manaus.
A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) reabriu as inscrições para artesãos locais que queiram se cadastrar no departamento de Economia Solidária e Criativa do órgão. O cadastro é voltado aos profissionais residentes em Manaus, que trabalham com todas as variedades de produtos artesanais e pode ser feito pelo link https://forms.gle/4DWawYGfBzHsMrB19 .